Como se livrar das pulgas em gatos?

Aprenda e livrar o seu bichano de pulgas!

Pulgas não são tão comuns em gatos como nos cachorros, mas os bichanos, em que pese todo o senso natural de higiene que possuem, ainda estão sujeitos a problemas com esses parasitas.

E essa, claro, é uma dúvida muito comum na cabeça dos tutores: como se livrar das pulgas nos gatos e no ambiente? Existe remédio caseiro para isso? O Amo Meu Gato explica tudo para você!

O que são pulgas?

Parece uma obviedade falar, mas as pulgas podem ser definidas como pequenos parasitas que ficam alojados na pele do animal. O contato com a pele pode causar diversos sintomas, entre eles coceira intensa, cansaço, lambedura e até perda de pelo.

Além dos sintomas acima, esse pequeno inseto é capaz de transmitir doenças, como a popular doença da pulga em gatos (também conhecida como doença da arranhadura).

E nem as pessoas estão imunes a ataques. As pulgas também adoram picar humanos, provocando sintomas semelhantes. Portanto, é mais do que essencial livrar o seu bichano das infestações desse parasita de uma vez por todas. Você será capaz de fazer isso com algumas dicas bem simples, que veremos a seguir.

Utilize remédios

Caso você desconfie que o seu amiguinho peludo está sofrendo com uma infestação de pulgas, é preciso procurar um veterinário o quanto antes. O profissional saberá a melhor forma de proceder dependendo da condição do animal.

É possível que o veterinário indique algum tipo de medicamento para cuidar das pulgas. Atualmente existem diversas opções disponíveis no mercado e que podem ser aplicados de diferentes maneiras. Dentre os tipos de remédio para pulga em gatos mais utilizados, podemos citar:

  • Comprimido: o remédio de pulgas para gatos mais popular entre esse tipo de medicamento é o comprimido. Uma vez receitado pelo veterinário, será preciso que o tutor o administre da melhor maneira possível.
  • Pipeta: talvez seja o mais apreciado pelos tutores por ser o mais fácil de administrar. Esse medicamento é um produto líquido aplicado diretamente na pele (nuca do animal), sem ingestão.
  • Coleira antipulgas: sem dúvida alguma o método mais prático entre os mencionados, a coleira antipulgas para gatos deve ser colocada no pescoço do animal. Ao entrar em contato com a pele, libera uma substância que mata os parasitas. Embora seja fácil de usar, alguns bichanos não se adaptam bem a um acessório no pescoço.

Shampoos também podem ajudar

Shampoos específicos para essa finalidade também são bastante eficientes no combate à infestação de pulgas no seu gato. Eles agem matando os parasitas ao entrar em contato com a pele.

Além de descontaminar o animal, esse produto também previne o surgimento de outra infestação por determinado período de tempo. Pode ser encontrado em qualquer pet shop.

Lembre-se que passar shampoo no seu gato talvez não seja uma das tarefas mais fáceis, já que os felinos não têm o costume de tomar banho dessa forma. Levá-lo a um pet shop e entregá-lo aos cuidados de um profissional pode ser uma boa alternativa.

Remédios caseiros

Remédios caseiros também ajudam bastante a acabar com as pulgas nos felinos. Abaixo seguem algumas opções.

Citronela

Um dos exemplos de remédios caseiros mais populares para combater pulgas e outros parasitas é o óleo essencial de citronela. Essa planta medicinal é conhecida pela sua capacidade de repelir insetos.

Uma dica é misturar um pouco do óleo no shampoo antipulgas, o que aumentará o efeito. Porém, a citronela não pode ser usada em filhotes, pois a pele deles é mais sensível e pode causar coceiras e irritações.

Vinagre de maçã

Esse é um dos métodos mais populares, porém, não dos mais eficientes. A verdade é que o vinagre de maçã (ou mesmo o vinagre comum) não serve para matar as pulgas, carrapatos ou quaisquer outros parasitas.

Por conta de seu cheiro forte, o vinagre de maçã acaba expulsando as pulgas da pele do felino, embora não as mate. Isso quer dizer que o vinagre ajuda no processo de como tirar pulga de gato, mas não deve ser utilizado sozinho.

Água salgada

Pode não parecer de início, mas água salgada é uma ótima alternativa para acabar com pulgas. Mas aqui vai uma ressalva: ela não ser para matar parasitas nos gatos, mas sim no ambiente.

De nada adianta saber como tirar pulga de gato sem fazer uma higienização adequada do ambiente onde ele vive, não é mesmo? Se as pulgas do ambiente não forem eliminadas por completo, o bichano corre risco de nova infestação.

Para preparar a solução, misture algumas colheres de sal em um balde de água, encha um borrifador com a mistura e espalhe em todas as partes da casa. Certamente isso dará um jeito nos parasitas.

Alguns pesticidas vendidos em pet shops também irão ajudar a acabar com as pulgas do ambiente. Outra dica é contratar um serviço de dedetização para a casa.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais