Dicas para esconder a caixa de areia do seu gato

Descubra como esconder a caixa de areia do seu gato de forma criativa e surpreendente - dicas incríveis para manter sua casa limpa e livre de odores!

Não importa o quanto nos esforcemos para mantê-la limpa, uma caixa de areia sempre será uma caixa de areia. É por isso que manter o “banheiro do gato” exposto é um visão um tanto desagradável.

Além disso, muitos deles têm dificuldades para fazer as suas necessidades à vista de todos. Que tal, então, dar um pouco de privacidade ao seu amiguinho e, ao mesmo tempo, melhorar um pouco o ambiente da sua casa?

A solução de esconder a caixa em algum cômodo da casa é a primeira que vem à nossa mente. Mas como fazer isso? Abaixo vão algumas dicas de como você pode usar a criatividade para disfarçar a caixa de areia do seu gato.

Móvel-gabinete

O princípio básico para um móvel servir como esconderijo para a caixa de areia é que ela caixa dentro dele. Desta forma, qualquer gabinete virado na horizontal, por exemplo, é capaz de acomodar a caixinha do seu gato sem maiores problemas.

Você pode também colocar um tapete ou uma esteira entre a caixa e a saída do gabinete para que a limpeza seja facilitada, já que qualquer resquício de areia que seu bichano possa jogar para fora da caixa será aparado.

Caso o gabinete possua alguma gaveta ou prateleira, você pode guardar os objetos que irá utilizar para fazer a limpeza da caixa, bem como sacos com areia e sacolas plásticas. Além disso, claro, é preciso que a estrutura possua algum tipo de entrada para o seu gatinho.

Improvisar uma caixa de madeira

Uma outra alternativa, caso você não tenha um gabinete à disposição, é improvisar com algumas caixas de madeira. Com a ajuda de pregos ou uma pistola de grampos, prenda algum forro de plástico para impermeabilizar a caixa.

É ideal que o material de sua escolha seja resistente aos arranhões do seu gato. Para reforçar ainda mais a estrutura, aplique um verniz selador para madeira em toda a caixa. Coloque uma segunda caixa de madeira sobre a outra (parte superior encaixada na parte superior) e reserve um local para que o bichano possa entrar. Pronto, está finalizado o esconderijo para a caixa de areia.

Móvel-banheiro

O conceito de um móvel-banheiro é uma estrutura que comporte tudo o que for necessário para a higiene do gato. Esse móvel precisa ser maior que o gabinete ou as caixas de madeira, além de possuir alguns compartimentos para que tudo possa ser guardado, inclusive a caixa de areia.

Geralmente são usados armários que não serão mais utilizados na casa ou mesmo guarda-roupas, caso você não tenha a intenção ou condições de comprar algum móvel especificamente para esta finalidade.

Você pode utilizar prateleiras para separar cada item e deixar tudo de forma organizada. Não se esqueça de forrar com alguns tapetes para auxiliar na limpeza e de abrir um espaço na frente ou na lateral do móvel para que o seu gatinho possa transitar quando bem entender.

Caixa escondida embaixo de uma mesa

Se você não tem nada em mãos que possa ser reaproveitado como esconderijo ou carece de espaço para enfiar um novo móvel na casa, não se desespere, pois existem alternativas.

Uma delas é aproveitar alguma mesa pequena — daquelas de centro, por exemplo — e colocar a caixa de areia embaixo dela. “Mas isso não é esconder”, você deve estar pensando. Nesse caso, você pode usar panos ou pequenas cortinas em volta da mesa para fechá-la completamente, de modo que agora o seu esconderijo estará completo. Parece simples, não? E é mesmo muito simples.

Móvel-baú

Esse é ideal para quartos ou mesmo para um banheiro. Aproveitando a estrutura de um baú, coloque ali dentro a caixa de areia do seu bichano. Você não vai encontrar grandes dificuldades para projetar esta estrutura, mas terá problemas caso o seu gatinho tenha o hábito de arranhar madeira.

Faça uma abertura na lateral do baú para que ele entre. Para fazer a limpeza de forma simples basta levantar a tampa. Não se esqueça de forrar com os tapetes para aparar os detritos.

Condomínio para gatos

Um condomínio de gatos, para quem não sabe, é um móvel multitarefa que comporta uma série de prateleiras e outras estruturas para que o seu bichano possa subir, brincar e também descansar quando quiser.

São móveis projetados para esta finalidade, e muitos deles já vêm com a caixa de areia embutida e muito bem escondida. É claro que essa é a opção naturalmente mais cara entre todas as apresentadas, mas também é a mais segura.

Caso você tenha condições, não deixe de presentear o seu gatinho com o melhor que ele pode ter!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais