Existe certidão de nascimento para gatos?
Saiba tudo sobre a certidão de nascimento para gatos!
Tutores consideram os animais de estimação verdadeiros filhos. É natural, portanto, que muitos pensem em fazer um registro formal do animal, não é mesmo?
Mas será que existe certidão de nascimento para gatos? E se existir, para que serve? Como tirar? Não se preocupe, porque o Amo Meu Gato explica tudo para você!
Existe certidão de nascimento para gatos? Para que serve?
Caso você esteja achando a ideia um tanto absurda, saiba que sim, existe certidão de nascimento para gatos. Na verdade, ela é uma possibilidade para diversas espécies, embora seja mais comum para os felinos e para os cães.
Ainda assim, a certidão para animais abrange outras espécies, como aves e roedores, por exemplo. Mas a pergunta a ser feita é: para que serve uma certidão de nascimento para gatos?
Pode não parecer a princípio, mas esse documento tem grande importância. Uma de suas funções é oferecer uma prova da posse ou criação de um determinado animal.
Outra função importantíssima da certidão de nascimento de gato se dá em casos de desaparecimento. Isso porque o documento não é somente um número, mas um registro que guarda informações sobre os animais, incluindo o nome, raça, cor dos pelos, vacinas, se ele é alérgico ou não, entre outras coisas.
Você também pode usá-la para identificar pets em serviços que atendem animais de estimação, como creches, hotéis, clínicas veterinárias, entre outros.
Acrescentar o número de identificação na coleira do gato, junto a outras informações essenciais como nome, telefone para contato e endereço, é uma boa dica para a identificação dele.
Como tirar uma certidão de nascimento para gatos?
Existem diversos tipos de certidão de nascimento para gatos, algumas gratuitas, outras não. A escolha do modelo fica a critério do tutor, mas é importante verificar se o documento possui validade e licença do Cadastro de Animais Domésticos do Brasil (CADB).
Além de conferir maior credibilidade à documentação, a licença insere o registro do animal em um banco de dados, onde o seu amiguinho peludo terá um número de identificação.
Você também pode fazer o registro do seu animal no cartório. A certidão servirá da mesma maneira, mas será preciso arcar com algum valor. Além da certidão, também é possível emitir outros documentos para o seu bichano, incluindo o RGA (Registro Geral do Animal).
É preciso ter em mãos o maior número possível de informações a respeito do animal na hora de fazer a certidão. Alguns dados relevantes são a raça do animal, o cartão de vacinação, data de nascimento, condições de saúde, entre outros.