Expedição encontra gato raro vivendo no Everest

Pense em uma raça de gatos rara. Agora pense de novo. É muito provável que o gato de Pallas não tenha vindo à sua mente. De olhos amarelos e pelo acinzentado, essa raça é a própria definição de raridade.

E é por isso que uma descoberta feita no Nepal, mais precisamente no Parque Nacional Sagarmatha, no Monte Everest, deixou a comunidade científica tão encantada.

Através da National Geographic and Rolex Perpetual Planet Everest Expedition, a mais abrangente expedição científica à montanha na história, foram observados dois exemplares do gato de Pallas. Esse pequeno gato selvagem vive na Ásia Central e sul da Sibéria.

É fenomenal descobrir provas dessa espécie rara e notável no topo do mundo — revelou a Dra. Tracie Seimon, do Programa de Saúde Zoológica da Wildlife Conservation Society, em um artigo para a Wildlife Conservation Society.

E não é somente a comunidade científica que está em polvorosa com a existência desses felinos, mas também os leigos. Basta olhar para eles e entender o motivo de tanta empolgação.

A jornada de quase quatro semanas foi extremamente gratificante não apenas para nossa equipe, mas para toda a comunidade científica. A descoberta do gato de Pallas no Everest ilumina a rica biodiversidade deste remoto ecossistema alpino e estende o alcance conhecido desta espécie para o leste do Nepal — completou Seimon.

O gato de Pallas foi descrito primeiramente pelo naturalista Peter Simon Pallas (daí o seu nome popular), em 1776. Ele tem aproximadamente o tamanho de um gato doméstico, mas a aversão à presença de humanos torna praticamente impossível sua domesticação no momento.

Suas pernas são curtas e possuem o pelo grosso e fofo. Por terem uma pelagem bastante volumosa, parecem ser maiores do que realmente são. Essa capa de pelos age como um cobertor e os mantêm protegidos do frio intenso da montanha.

Felinos são naturalmente conhecidos por sua capacidade de escalada, mas os Pallas levam isso a outro nível ao escalar fendas rochosas e falésias. Possuem o rosto largo e orelhas grandes, que os fazem parecer personagens de desenhos animados. Outra característica que chama muito a atenção são as expressões faciais engraçadas e curiosas.

Infelizmente, o gato Pallas sofre risco de extinção. Alguns destes animais podem ser encontrados em zoológicos como parte de programas para conservação da espécie, mas somente lá devem interagir com os seres humanos.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais