Gato pode comer banana com aveia?
Saiba agora se o seu gato pode comer banana com aveia!
É natural que muitos tutores pensem que comidas que fazem bem para os humanos também fazem bem para os gatos, mas não é simples assim. Existem muitos alimentos que costumamos consumir com frequência e são terrivelmente nocivos para os bichanos, como é o caso do chocolate.
Mas será que os gatos estão autorizados a comer banana com aveia? O Amo Meu Gato conta para você!
Índice de assuntos
Qual a dieta dos felinos?
Antes de saber se os gatos podem ou não comer banana com aveia, é preciso entender como funciona a dieta felina. Os gatos são animais carnívoros, ou seja, sua alimentam basicamente de carne. Na natureza, eles costumavam comer a carne crua de pequenos animais, principalmente de roedores.
Pensando nisso, montar um cardápio saudável para os bichanos deve levar em conta uma dieta rica em proteínas e gorduras, nutrientes encontrados principalmente nas carnes.
Gato pode ou não comer banana com aveia?
A resposta é sim, gatos podem comer banana com aveia. Embora não sejam diretamente nutritivos para os felinos, esses ingredientes não estão na lista de alimentos proibidos, e, portanto, não fazem mal para eles.
Vale ressaltar que essa combinação deve ser oferecida em pequenas quantidades, não servindo como a base da alimentação deles. Apesar da banana e a aveia serem alimentos muito nutritivos e saudáveis para os humanos, o organismo dos felinos, obviamente diferente dos humanos, não consegue aproveitar esses ingredientes da mesma maneira.
É aconselhável, no entanto, evitar esses alimentos no caso de gatos filhotes, pois o organismo deles é mais sensível e pode não tolerar tão bem alguns tipos de alimentos.
E qual deve ser a base da alimentação dos gatos?
Caso você esteja se perguntando qual deve ser a base da alimentação dos felinos, a resposta é bem simples: a ração. Essa ainda é a forma mais indicada para que os gatos se mantenham saudáveis, já que ela foi pensada para suprir todas as necessidades nutricionais deles.
Banana, aveia ou qualquer outro alimento diferente da ração deve ser administrado como petisco, ou seja, deve ser dado em poucas quantidades, nunca como base da alimentação.
Alimentos que não devem ser dados aos gatos
Como colocado anteriormente, existem alguns alimentos que devem ser sumariamente evitados para os gatos. Mantenha essa lista sempre por perto para evitar qualquer acidente que ponha em risco a saúde do animal. Os alimentos que você não pode oferecer são:
- Açúcar;
- Arroz (cru ou cozido);
- Álcool;
- Alho;
- Café;
- Chocolate;
- Cebola;
- Macadâmia;
- Ovo, peixe ou carne crus;
- Pão e comidas que levam fermento;
- Sal e condimentos;
- Uva e uva-passa.
Alguns petiscos seguros para os gatos
Ainda que os felinos sejam exclusivamente carnívoros, as fibras encontradas nas frutas e legumes auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal, e, portanto, são bastante recomendadas como petiscos. Alguns exemplos são:
- Brócolis;
- Ervilhas;
- Fígado e miúdos cozidos sem tempero;
- Frango cozido sem tempero;
- Mamão;
- Maçã;
- Melão;
- Melancia;
- Ovo cozido;
- Peixe desfiado sem espinhos;
- Pera.