Gato pode comer berinjela?
Descubra se o seu gatinho pode comer berinjela!
A berinjela é um vegetal bastante conhecido e apreciado em praticamente todas as culinárias do mundo. Além de saborosa, ela traz uma série de benefícios para a nossa saúde por conta de suas propriedades nutricionais.
Mas será que gato pode comer berinjela? Fique com a gente e descubra tudo nesse artigo bem legal que o Amo Meu Gato preparou especialmente para você!
Índice de assuntos
Qual a dieta dos gatos?
Os gatos são animais carnívoros, que na natureza se alimentam de pequenos roedores. Portanto, na hora de pensar em alimentos para oferecer aos bichanos, é preciso levar isso em conta ao montar um cardápio saudável. Uma dieta rica em proteínas e gorduras, nutrientes encontrados principalmente nas carnes, é o mais indicado.
Gato pode ou não comer berinjela?
Embora sejam animais carnívoros, certos vegetais podem ser oferecidos aos gatos, desde que em quantidades moderadas. Inclusive, alguns deles podem até trazer benefícios à saúde dos bichanos.
Já outros possuem componentes que não são metabolizados adequadamente pelo organismo deles, o que pode resultar em sérias intoxicações. Mas em qual desses casos se encaixa a berinjela?
Como você poderá ver nesse artigo, a berinjela é uma espécie da família das solanáceas, da qual também fazem parte as batatas, os tomates e as pimentas. Quando crua, ela contém uma substância chamada solanina, que faz com que seja tóxica para gatos. Entre os sintomas da intoxicação por solanina estão:
- náusea;
- vômitos;
- perda de apetite;
- excesso de salivação;
- letargia.
A toxicidade pode ser reduzida após um leve cozimento do vegetal, uma vez que a solanina é uma molécula instável e bastante suscetível à ação do calor. No entanto, por não se tratar de um alimento que irá trazer algum benefício à saúde do animal, o mais indicado é oferecer vegetais que sejam mais seguros e saudáveis.
Alguns petiscos seguros para os gatos
Abaixo seguem exemplos de alimentos que são perfeitamente seguros para os gatos, e que, portanto, podem ser oferecidos sem problemas. Vale a ressalva de que eles devem ser administrados como petiscos, nunca sendo a base da dieta do animal.
- Brócolis;
- Ervilhas;
- Fígado e miúdos cozidos sem tempero;
- Frango cozido sem tempero;
- Mamão;
- Maçã;
- Melão;
- Melancia;
- Ovo cozido;
- Peixe desfiado sem espinhos;
- Pera.
E qual deve ser a base da alimentação dos gatos?
Caso você esteja se perguntando qual deve ser a base da alimentação dos felinos, a resposta é bem simples: a ração. Essa ainda é a forma mais indicada para que os gatos se mantenham saudáveis, já que ela foi pensada para suprir todas as necessidades nutricionais deles.
Alimentos que não devem ser dados aos gatos
Como colocado anteriormente, existem alguns alimentos que não devem ser dados para os gatos. Mantenha essa lista sempre por perto para evitar qualquer acidente que ponha em risco a saúde do animal. Os alimentos que você não pode oferecer são:
- Açúcar;
- Arroz (cru ou cozido);
- Álcool;
- Alho;
- Café;
- Chocolate;
- Cebola;
- Macadâmia;
- Ovo, peixe ou carne crus;
- Pão e comidas que levam fermento;
- Sal e condimentos;
- Uva e uva-passa.