Gato pode comer linguiça?
Descubra se o seu gato pode comer linguiça!

Os gatos são animais naturalmente muito curiosos, e não é diferente quando se trata de comida. Não podem sentir um cheiro de carne que já se aproximam do prato para pedir um pouquinho.
E por mais que seja tentador oferecer um pedacinho qualquer, existe uma série de restrições a respeito do que eles podem ou não comer, levando em conta que alguns alimentos realmente trazem malefícios sérios à saúde dos bichanos.
Mas será que gato pode comer linguiça? O Amo Meu Gato tira a sua dúvida!
Índice de assuntos
Qual a dieta dos gatos?
Em primeiro lugar, uma breve lembrança sobre como funciona a dieta felina. Os gatos são animais carnívoros, porém com uma dieta bem mais restrita que a dos cães, por exemplo, o que requer um pouco mais de atenção.
Não somente pensando em alimentos que não fazem bem, mas especialmente por aqueles que podem fazer mal, deliberadamente. Dessa forma, o que deve ser a base da alimentação dos bichanos são proteínas e gorduras, nutrientes encontrados principalmente nas carnes.
Gato pode ou não comer linguiça?
Se os gatos são animais carnívoros, cuja alimentação é à base de gorduras e proteínas, então eles podem comer linguiça livremente, não é mesmo? Não é tão simples assim.
Ainda que seja uma boa fonte de energia e tenha os mesmos nutrientes da carne comum, a linguiça possui outros ingredientes bastante nocivos para os bichanos: açúcar, aditivos, aromas artificiais, especiarias e condimentos.
A alta concentração de sódio presente na linguiça oferece grande risco para os felinos. O excesso desse elemento pode causar aumento da pressão sanguínea, o que ela à hipertensão e mau funcionamento do coração.
O alto teor calórico também deve ser levado em conta, já que o animal teria problemas de sobrepeso caso comesse em excesso ou com frequência. A gordura dela ainda pode causar desconforto intestinal, vômito e diarreia no bichano.
Meu gato comeu linguiça, e agora?
Caso o seu gatinho abocanhe um pedaço de linguiça, não há motivo para desespero. Tire as próximas horas para observar o comportamento dele e perceber se ele pode estar sentindo algum desconforto.
Outra dica é mantê-lo muito bem hidratado. Coloque água limpa e fresca na vasilha para que ele possa beber à vontade caso sinta mais sede. Caso você note algum dos sintomas abaixo, procure um veterinário imediatamente:
- Vômito
- Gases
- Diarreia
- Dores abdominais

Qual o alimento ideal para os gatos domésticos?
Caso você esteja se perguntando qual o alimento ideal para os gatos, a resposta é bem simples: a ração. Ela foi pensada para suprir todas as necessidades nutricionais do bichano, e por isso é a forma mais indicada de alimentação.
Petiscos, carne crua ou qualquer outro alimento diferente da ração deve ser administrado como petisco, ou seja, deve ser dado em poucas quantidades, nunca como base da alimentação.
Alimentos que não devem ser dados aos gatos
Além da linguiça, existem outros alimentos que devem ser evitados para os gatos. Mantenha essa lista sempre por perto para evitar qualquer acidente que ponha em risco a saúde do animal. Os alimentos que você não pode oferecer são:
- Açúcar
- Arroz (cru ou cozido)
- Álcool
- Alho
- Café
- Chocolate
- Cebola
- Macadâmia
- Ovo, peixe ou carne crus
- Pão e comidas que levam fermento
- Sal e condimentos
- Uva e uva-passa
Alguns petiscos seguros para os gatos
Ainda que os felinos sejam exclusivamente carnívoros, as fibras encontradas nas frutas e legumes auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal, e, portanto, são bastante recomendadas como petiscos. Alguns exemplos são:
- Banana
- Brócolis
- Ervilhas
- Fígado e miúdos cozidos sem tempero
- Frango cozido sem tempero
- Iogurte desnatado sem açúcar
- Mamão
- Maçã
- Melão
- Melancia
- Ovo cozido
- Peixe desfiado sem espinhos
- Pera