Gato pode comer morango?

Conheça o petisco inusitado para gatos: morango! Descubra os cuidados necessários antes de oferecer.

Como nós sabemos, gatos são animais com uma dieta estritamente carnívora. Porém, às vezes os bichanos gostam de reservar um lugarzinho no estômago para algo, digamos, mais “leve”.

Nesse cenário, as frutas definitivamente fazem parte do cardápio alternativo dos felinos, mas nem todas elas são recomendadas. Algumas, inclusive, como a uva, são tóxicas e podem causar sérios problemas de saúde.

E o caso do morango? É uma dessas consideradas proibidas ou está liberada para os bichanos? Vamos entender um pouco mais sobre isso!

Gato pode ou não comer morango?

O organismo dos gatos precisa ser tratado com muito cuidado, pois a natureza felina quieta e orgulhosa nem sempre nos dará pistas de que algo está errado com ele.

Saber o que faz bem ou mal para o seu gatinho é o dever de todo tutor. Então, respondendo à pergunta: sim, os gatos podem comer morango tranquilamente, não é tóxico e, portanto, não fará mal a eles.

Mas é preciso fazer uma ressalva. Por conter grande quantidade de frutose, é recomendado não abusar. Entre outros problemas, o seu bichano pode sofrer com aumento considerável de peso.

Benefícios do morango para os gatos

Em primeiro lugar, é necessário deixar claro que a base da alimentação do seu gato deve ser a ração, especialmente as de maior qualidade, como Premium ou Super Premium.

Elas são ricas em tudo o que seu gatinho precisa para se manter forte e saudável. Qualquer alimento oferecido além disso deve ser dado na forma de petisco, ou seja, pequenas quantidades, algumas vezes na semana.

Por serem carnívoros, os bichanos têm bastante dificuldade para absorver os nutrientes de qualquer outro alimento por conta das enzimas digestivas que possuem.

Seria necessária uma quantidade enorme de alimentos de outro tipo para satisfazê-los, o que não é nada viável. As rações, por sua vez, são desenvolvidas com o valor nutricional ideal que eles precisam, por isso são a melhor opção.

Mas isso não quer dizer que alimentos como o morango não trazem benefícios para os felinos. Trazem e muito! Seguem alguns deles:

  • Contém potássio, que auxilia no sistema cardíaco;
  • O magnésio ajuda no funcionamento do coração e do cérebro;
  • Rico em vitamina C, importante antioxidante que fortalece o sistema imunológico do animal e evita a formação de radicais livres;
  • A grande quantidade de água ajuda na hidratação do bichano, uma dor de cabeça constante para os tutores;
  • Contém fibras que auxiliam na regulação do intestino do animal.

Cuidados

Como pudemos ver, o morango é uma fruta que traz muitos benefícios para o organismo do seu bichinho. No entanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de oferecê-la.

Em primeiro lugar, é preciso retirar o máximo de sementes possível, além do caule e das folhas. Depois lave bem e corte em pequenos pedaços para evitar que ele engasgue enquanto come.

Observe por um tempo para certificar-se de que o bichano não teve nenhuma reação alérgica ao alimento. O morango também é uma fruta muito ácida, o que pode gerar problemas estomacais. Caso note algo diferente, procure um veterinário com urgência.

Você pode oferecer a fruta congelada ou mesmo junto com a ração. Certifique-se de que o alimento não ultrapassará o valor de 10% das calorias que o gato ingere por dia.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais