Gato pode usar roupa?

Saiba se o seu gatinho pode ou não usar roupas

Os gatos são parte fundamental do dia a dia de muitas pessoas, não há dúvidas quanto a isso. Na verdade, a história dos felinos já se confunde tanto com a nossa que tentamos naturalmente levar para eles os nossos costumes.

Quem nunca pensou em colocar uma roupinha no gatinho naqueles dias mais frios? Ou uma fantasia engraçada nas comemorações de Halloween?

Embora muito mais associadas aos cães, as roupas têm feito bastante sucesso entre os tutores de felinos. Mas gato pode usar roupa? O Amo Meu Gato esclarece para você!

Afinal, gatos podem ou não usar roupas?

Esse tema ainda gera um pouco de controvérsia, já que as opiniões são bem divididas. Respondendo a pergunta de modo geral, sim, os gatos podem usar roupas.

No entanto, isso deve ser feito apenas em ocasiões especiais, já que representa um desconforto desnecessário ao bichano, além de trazer riscos para ele.

Os gatos são animais muito ativos, curiosos e com instintos de caça bastante aguçados. É de se imaginar, portanto, que as roupas tendem a restringir os seus movimentos, gerando desconforto no animal.

Nesse caso, é preciso ter em mente que a roupa pode atrapalhar algumas brincadeiras, além de irritar o bichano por ele não conseguir se lamber, por exemplo, o que os gatos fazem com bastante frequência.

Outro ponto é a possibilidade de riscos à vida do animal. Pode parecer exagerado, mas existe a chance do tecido acabar ficando preso em algum local durante uma brincadeira, o que seria bastante perigoso.

Portanto, um gato que estiver usando roupa deve estar constantemente sob a supervisão dos tutores, a fim de que sejam evitados maiores problemas.

E vale sempre ressaltar: colocar uma roupa no seu gatinho por questões estéticas deve ser rigorosamente evitado! Além do fato de o animal não ser um brinquedo, ele não precisa de uma roupa para ser fofo, não é mesmo?

Quando as roupas são recomendadas?

Agora que nós já vimos que roupas para gatos não devem ser um tema estético, já que podem causar tanto desconforto para o bichano, vamos entender em quais situações elas podem ser úteis ou até recomendadas.

Proteção contra o frio

Para quem mora em locais mais frios, ou nos dias em que a temperatura estiver mais baixa que o habitual, uma boa forma de aquecer o seu amiguinho peludo é com o uso de roupas.

Roupas de moletom, crochê ou tricô costumam ser bem eficientes na hora de proteger os felinos dos dias mais gelados. Lembrando que a temperatura média dos gatos é entre 38ºC e 39,2ºC, ou seja, gatos sentem frio sim!

Qualquer gatinho pode sentir os efeitos do frio, mas ele é especialmente desconfortável — e perigoso — para os idosos e filhotes, que possuem a imunidade mais baixa, além das raças do menos pelo.

Gatos da raça Sphynx, por exemplo, que possuem apenas uma leve camada de pelos, têm grandes dificuldades para se manterem aquecidos até mesmo no inverno mais brando.

Por isso, roupas para esquentar os bichanos em momentos mais complicados parecem uma boa opção. O ideal, no entanto, é escolher um modelo sem gola e pelos, pois podem causar alergias no gatinho.

Roupa cirúrgica

Um ótimo uso de roupas para gatos é a roupa cirúrgica. Essa peça é indicada para o felino no processo pós-operatório, depois da castração. Costuma ser mais utilizada em fêmeas do que nos machos, já que a incisão nelas é feita na barriga.

É recomendado que a roupa cirúrgica tenha o tamanho exato do felino, com um zíper nas costas (e não na parte da barriga, onde pode encostar nos pontos, gerando alergia e até machucados), e uma abertura para que eles possam fazer as necessidades. Precisa ser aberta com frequência para limpar e trocar os curativos. 

O tempo de uso da roupa cirúrgica varia bastante — depende de cada caso —, mas quem deve estipular o período em que ela será utilizada é o veterinário. Em geral, dez dias após a castração já são suficientes.

Se o gato ficar incomodado, não insista!

Com exceção da roupa cirúrgica — por questões de saúde do animal — não é saudável insistir para que o pet use roupas, ainda que a intenção do tutor seja protegê-lo contra o frio.

Como é algo naturalmente incômodo para os felinos, é bem normal que, ao estarem vestidos, eles travem ou fiquem no chão até que você retire o acessório.

Caso seja necessário mantê-lo aquecido, existem outras alternativas que podem ajudá-lo a se proteger do frio, entre elas uma caixa de papelão com cobertores ou mesmo uma cama para gato.

É possível — e até recomendado — tentar incluir a roupa para gatos aos poucos. Invista em apenas por alguns minutos por dia, deixando que ele associe esse momento com coisas positivas, como carinho e petiscos.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais