Graminha para gatos

Saiba os benefícios da “graminha” que os felinos tanto amam.

Os felinos adoram divertir-se na grama, e até a comem! Contudo, atualmente há muitos apartamentos e até casas que não têm mais jardim, e por isso muitos tutores podem nem dar-se conta do quanto os gatos apreciam uma graminha.

Você pode ter pensado, comer grama? Sim! A grama tem uma função importante para os felinos. E mesmo que sua casa não tenha jardim ou você more em apartamento, você pode ter a graminha para gatos dentro de casa.

Os benefícios da grama para gatos

Gatos são animais totalmente limpos, por isso eles vivem se lambendo, para remover toda sujeira e até mesmo os pelos que estão soltos pelo próprio corpo. 

O único problema com essa limpeza toda, é que os pelos em vez de sair do corpo como o esperado (você entendeu) acaba acumulando no estômago ou no intestino deles, a famosa “bola de pelos”. 

É aí que se evidencia a importância do consumo da graminha: elas são ricas em fibras ajudando no processo intestinal dos gatos, e auxiliando na eliminação dos tricobezoares. O consumo da graminha deixa o pet menos agressivo, mais relaxado e propicia bem estar. 

Como escolher a graminha para seu gato

Todas as graminhas para gatos, são ricas em fibras, mas nem todas são adequadas para serem consumidas por eles, por serem tóxicas. 

Dicas para comprar e plantar graminhas para gatos:

  • pesquise e compre graminhas específicas, pois elas são saudáveis e atóxicas. Você pode comprar sementes ou as placas de grama contínuas. 
  • As graminhas mais utilizadas em sementes ou mudas são as de aveia, trigo, azevém e milho para pipoca. Lembre sempre de verificar se a escolhida por você é livre de agrotóxicos. 
  • Quantidade e tamanho vai depender de quantos felinos você tem em sua residência. 
  • Você pode montar um espaço, ou um vaso com vários tipos de graminha, assim verá qual o seu gato prefere. 

Mais claro que tem que ter um consumo equilibrado, além da escolha, saber como e quando oferecê-la.

Naturalmente os gatos consomem a grama por instinto quando estão soltos na natureza. Em casa você pode até deixar o vaso à disposição para seu pet, mas observe se ele não está exagerando: normalmente eles comem uma pequena quantidade que já os deixa satisfeitos. Caso seu amiguinho esteja exagerando leve-o ao veterinário, pois ele pode estar com alguma deficiência nutricional. 

Alguns petshop vendem as graminhas já crescidas bem como vendem sementes. Caso na sua cidade não tenha procure casas de jardinagem, mas garanta sempre a procedência e qualidade — afinal, a última coisa que você vai querer é intoxicar o seu gato, não é mesmo?

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais