Jaguatirica albina é encontrada na Colômbia
O felino é único a ser registrado no mundo até o momento.
Um curioso (e raríssimo!) caso ocorreu na zona rural de Amalfi, município do departamento de Antioquia, na Colômbia. Trata-se de uma jaguatirica albina, a única registrada no mundo até o momento.
O animal foi encontrada quando ainda filhote, pesando aproximadamente 440 gramas. Inicialmente, pensou-se tratar de um puma-jaguarundi, porém, após testes genéticos, o Parque de Conservação de Medellín concluiu que se tratava de um Lepardus pardalis, uma espécie nativa de jaguatirica encontrada em boa parte do continente americano.
Quando adultos, esses felinos selvagens costumam medir entre 55 e 100 centímetros, com expectativa de vida de sete a dez anos.
É o terceiro maior felino que temos na Colômbia, depois da onça e do puma. Até agora, este é o primeiro caso conhecido no mundo de um albino Leopardus pardalis, uma jaguatirica — afirmou o diretor do parque, Jorge Aubad.
O diretor ainda contou que a felina sofria de múltiplas doenças e precisou passar por inúmeros tratamentos. Somado a isto, o fato de ser cega a deixava incapaz de se camuflar, o que inviabilizava a sobrevivência em seu habitat natural.
Nós estamos orgulhosos de ter este felino em Medellín, o único registrado no mundo — enfatizou Aubad.
As autoridades do parque afirmam que a jaguatirica é classificada como um adulto saudável, pesando 12,8 quilos. Atualmente, a felina segue uma dieta de 700 gramas de carne vermelha e frango, vivendo em um recinto adaptado com pequenos lagos para protegê-la de afogamentos.