Os perigos de medicar o seu gato por conta própria

Saiba os perigos de medicar o seu amiguinho sem consultar um veterinário!

Os tutores estão sempre às voltas com preocupações em relação à saúde dos gatos. Assim como acontece com os seres humanos, os bichanos também estão sujeitos a diversos tipos de doenças, e alguns tutores, na intenção de ajudar, acabam optando por medicá-los por conta própria, ou seja, sem a orientação de um veterinário.

Esse tipo de atitude, contudo, pode trazer sérios riscos à saúde do animal. Isso porque o tratamento adequado só pode ser indicado após o diagnóstico de um profissional, que é quem possui o conhecimento necessário para indicar medicamentos e doses seguras.

Mas quais são os riscos de medicar o seu gatinho por conta própria? O Amo Meu Gato explica tudo para você!

Riscos reais aos animais

Muitos tutores ainda acreditam não haver riscos reais em medicar um gato por conta própria. A verdade é que usar medicamentos errados e em doses erradas, além de não funcionar para o animal, pode mascarar problemas de saúde ou ocasionar efeitos graves, dentre eles gastrite, lesão renal, hepática e até óbito.

Ainda que o remédio em questão tenha sido indicado por um veterinário a outro gato com sintomas semelhantes, há casos e casos, e não existe garantia alguma de que o medicamento irá funcionar ou que não fará mal ao animal.

Medicamentos de uso humano

Medicamentos de uso humano podem ser ainda mais perigosos. Embora pareça uma afirmação óbvia, animais possuem organismo diferente das pessoas e, portanto, a ação dos remédios não será a mesma.

Isso porque os animais têm dificuldades em metabolizar alguns medicamentos ou algumas substâncias produzidas pela ação destes medicamentos podem causar danos à saúde dos bichanos. O paracetamol e a aspirina são exemplos de remédios humanos nocivos para gatos.

Remédios fitoterápicos

Ainda que sejam produzidos com princípios ativos de plantas, os medicamentos fitoterápicos também podem ser nocivos aos animais. Eles só podem ser administrados caso sejam indicados por um veterinário.

Ingestão por acidente

Infelizmente, ingestão acidental de remédios ou outras substâncias perigosas acontece com certa frequência entre os gatos. Os produtos mais comumente ingeridos são desinfetantes, detergentes, madeira, fios elétricos, tecidos, plásticos, areia, tijolos, entre outros. Caso isso aconteça, o animal deve ser encaminhado imediatamente para atendimento veterinário.

O mesmo vale para situações emergenciais de quaisquer naturezas. Não tente medicar o seu amiguinho peludo, você pode agravar ainda mais o quadro dele. Procurar um veterinário com urgência é a melhor atitude a ser tomada.

Se o bichano esteja enfrentando alguma doença crônica, o profissional também irá orientar o tutor sobre a melhor abordagem caso o animal tenha algum tipo de crise.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais