Por que os gatos ronronam?
Descubra o verdadeiro motivo por trás do ronronar dos gatos — e por que alguns não ronronam! Surpreendente e curioso, confira agora!
Os gatos são conhecidos por alguns comportamentos muito peculiares e fofinhos, entre eles o “amassar pãozinho” e o famoso ronronar. Mas você sabe por que os felinos ronronam? O Amo Meu Gato conta para você!
Índice de assuntos
O que é o ronronar?
Sabe aquele barulhinho que os bichanos fazem quando estão recebendo carinho, por exemplo? Pois é, eles estão ronronando. Até quem não convive com felinos não encontrará muita dificuldade para identificar o comportamento, caso se depare com um bichano fazendo isso.
Ainda não há 100% de certeza quanto ao real motivo para os gatos ronronarem. Segundo algumas teorias, o objetivo seria chamar a atenção da mãe para que ela conseguisse localizar o filhote na hora de amamentar. Por conta disso, acredita-se, gatos adultos ronronam na hora da refeição: associam o som ao ato de comer desde sua infância.
O que se sabe é que o som vem da garganta, proveniente da contração e dilatação da glote, na região da laringe do animal. Esse movimento faz com que o local libere ar, emitindo o barulho.
Todos os gatos ronronam?
Embora a grande maioria dos gatos ronronem, esse comportamento não é uma regra para todos os bichanos. Alguns especialistas acreditam, inclusive, que os felinos que não foram criados junto da mãe na primeira infância tendem a não ronronar.
Portanto, caso você nunca tenha visto o seu amigo peludo ronronando e achou estranho, não fique preocupado. É provável que ele simplesmente não tenha aprendido a fazer isso.
Como curiosidade: não são somente os felinos domésticos que ronronam. O lince e o guepardo também apresentam o mesmo comportamento! Diferentemente de leões e tigres, pois esses têm a estrutura da laringe desenvolvida para os rugidos. Por conta disso, os felinos hoje são divididos entre os que rugem e os que ronronam.
Mas por que os gatos ronronam?
Embora ainda não haja uma resposta totalmente certa sobre isso, na maioria dos casos o ronronar demonstra uma sensação de alegria e satisfação do bichano. Só pensar como eles ronronam sempre que recebem carinho.
Mas não é somente por estarem felizes que eles ronronam. Também pode indicar insatisfação, estresse ou até mesmo algum incômodo relacionado à saúde. Abaixo seguem os motivos mais comuns pelos quais os gatos ronronam:
- Demonstrar satisfação: o principal motivo, e também o mais comum, claro. Os gatos ronronam para demonstrar que estão felizes com um carinho, por exemplo;
- Fome: como colocado acima, o ronronar pode estar diretamente associado à alimentação, portanto, é possível que eles façam esse barulhinho quando sentem fome;
- Como forma de comunicação: alguns estudos também mostram que a comunicação entre os felinos pode ser feita através desse barulho. O ronronar pode ser diferente e mudar de frequência de acordo com a situação;
- Cuidado: outro significado é cautela ao entrar em um ambiente novo e desconhecido. Enquanto exploram o local é comum ouvi-los ronronando;
- Dor: gatos podem ronronar durante doenças graves. Alguns estudos, inclusive, associam o ronronar à cura. Segundo eles, a vibração deste som estimularia o sistema defensivo do animal.
Caso você note que o seu gatinho está ronronando mais que o habitual ou tendo algum comportamento diferente enquanto faz esse barulhinho, leve-o a um veterinário para que o profissional avalie se o bichano está sofrendo com algum tipo de dor ou doença.