Quantos dentes os gatos têm?
Saiba quantos dentes os gatos têm na boca!
Você já teve a curiosidade de perguntar quantos dentes os gatos têm? E mais do que isso: será que a dentição dos felinos é parecida com a nossa? Essas perguntas rondam a cabeça de muitos tutores que desejam saber sempre um pouco mais sobre os seus bichanos.
Além do mais, conhecer a anatomia dos felinos é de fundamental importância para que saibamos cuidar melhor da saúde do animal, especialmente de sua saúde bucal.
Mas se você não sabe quantos dentes tem um gato, não se preocupe, porque o Amo Meu Gato conta para você!
Índice de assuntos
Qual o número de dentes de um gato?
Embora soe improvável, os gatos possuem uma dentição muito parecida com a dos humanos. Assim como nós, cada dente na boca dos felinos servem a uma função específica.
De modo geral, os filhotes possuem 26 dentes na boca, enquanto os adultos, 30 dentes. É preciso ter muito atenção com a dentição dos gatos, já que é desnecessário dizer o quanto eles são necessários para uma perfeita alimentação dos bichanos.
Gatos trocam de dente?
Se a dentição dos felinos é parecida com a nossa, não é muito difícil pensar que os processos deles são os mesmo que os nossos. Portanto, sim, os gatos trocam de dentes em determinada fase da vida, assim como nós. Inclusive, o Amo Meu Gato tem uma matéria bem legal sobre o assunto para você, só clicar aqui para ver.
Ao nascerem, os filhotes de gato não têm nenhum dente na boca, eles são completamente banguelas. Ele só terá a dentição completa (os 26 dentes) com duas a seis semanas de vida.
Após três meses com os “dentes de leite”, eles começam a cair, dando lugar à dentição definitiva. O processo todo da troca leva até seis meses, ou seja, os 30 dentes só aparecerão depois dos nove meses de vida.
Portanto, caso você veja que um dente do seu amigo peludo caiu, não fique preocupado, pois isso é perfeitamente normal. Inclusive, é possível que você nem perceba quando isso aconteceu, porque é possível que ele engula o dente e elimine depois nas fezes.
Podem haver sintomas?
Se você pensa que o período de troca de dentes não causa desconforto aos bichanos, tenha certeza que causa. É muito comum que eles sintam muito coceira e até dor no local.
Os principais sintomas que ele pode apresentar nessa fase são:
- Alteração no comportamento;
- Mau hálito;
- Mau humor;
- Salivação intensa;
- Irritabilidade;
- Dor;
- Perda de apetite ou dificuldade para comer;
- Gengivite.
Algumas medidas podem ser tomadas nesse período para aliviar o desconforto do animal. É recomendado comprar brinquedos de plástico ou borracha que sejam atóxicos, para evitar riscos à saúde dos felinos. Morder os brinquedos irá ajudar com a dor.
A alimentação também deve ser mudada. No lugar das comidas secas e, consequentemente, mais duras, invista nas rações úmidas. Busque também acompanhamento veterinário, pois o profissional irá orientá-lo como melhor proceder durante a situação.
Os gatos podem tem dentes tortos?
Sim, e, infelizmente, não há tratamento para isso, já que gatos não podem usar aparelhos ortodônticos para corrigir alguma imperfeição nos dentes. Já que isso pode se tornar um problema para o animal, o ideal é procurar ajuda profissional para que exista um acompanhamento do crescimento dos dentes. O veterinário saberá o que fazer para ajudar o bichano caso isso se torne um incômodo posteriormente.
Quais os nomes dos dentes dos gatos?
Como cada dente tem uma função na boca do animal, eles também ganham diferentes denominações:
- Incisivos: os primeiros que nascem e ficam na frente. São seis dentinhos pequenos em cima e seis embaixo;
- Caninos: crescem logo em seguida e, claro, são muito semelhantes aos caninos humanos, pois também são pontiagudos. Dois grandes em cima e embaixo;
- Pré-molares: os terceiros a nascerem. Esses dez dentinhos (seis em cima quatro embaixo) têm a função de mastigar melhor os alimentos;
- Molares: os últimos dentes a nascerem na boca dos gatos ficam concentrados no fundo. Servem para triturar melhor os alimentos, sendo dois em cima e dois embaixo.
Cuidados com os dentes dos gatos
Agora que nós já sabemos quantos dentes os gatos têm é preciso entender a melhor forma de cuidar deles. O ideal é acostumá-los com a escovação já quando são filhotes.
Na hora de escovar (lembre-se que você deve usar equipamentos recomendados por um veterinário) é preciso ser delicado e não forçar o animal, caso contrário ele ficará estressado e assustado, o que irá associar a experiência a algo negativo.
Um profissional deverá orientá-lo sobre a frequência da escovação. Além disso, a alimentação correta faz diferença na higiene bucal do felino. Isso porque, ao comer a ração macia e confortável aos dentes do animal, não haverá o risco de danificá-los.