Um animal menor que um dedo? Confira!
Filhote de gambá-pigmeu-oriental é encontrado na Austrália.
Parecia só mais uma inspeção rotineira na vida dos pesquisadores da Australian Wildlife Conservancy, uma das maiores organizações de conservação do mundo.
No entanto, o dia estaria prestes a mudar quando, ao observarem alguns ninhos espalhados no North Head Sanctuary, um refúgio natural cercado por falésias, em Sydney, encontraram um animal minúsculo. Na verdade, bem minúsculo.
O bichinho, que parecia ser um roedor, era menor que um dedo mindinho! Ele era tão pequeno que pesava somente 7 gramas. Os pesquisadores logo entenderam se tratar de um filhote de gambá-pigmeu-oriental, um dos menores gambás do mundo.
O encontro causou emoção nos cientistas, pois era um claro sinal de que a população dessa espécie estava crescendo no santuário.
É sempre uma boa surpresa encontrar uma mãe em casa com novos filhotes — disse a Dra. Viyanna Leo, pesquisadora da conservação, ao The Dodo.
Segundo a pesquisadora, os gambás-pigmeus presentes no santuário fazem parte de uma população introduzida, ou seja, que foi propositalmente levada para viver nesse habitat.
Portanto, encontrar filhotes é a prova de que a espécie está se sentindo confortável o suficiente não somente para viver, mas para se reproduzir no local, o que, claro, fará com que a população do animal aumente.
A cientista também contou que eles costumam passar os invernos de modo tão sonolento que é possível pegá-los na mão enquanto ainda dormem.
Muitas vezes você pode removê-los dos ninhos e eles continuarão dormindo em sua mão — afirmou Leo.
O pequeno-gambá foi deixado no ninho para crescer junto de sua mãe até que esteja totalmente independente para viver por conta própria.