Vai se mudar? 5 dicas para que o seu gato não fique estressado

Conheça 5 dicas para que o seu gato não fique estressado com a mudança!

Gatos são animais que têm verdadeira aversão a quebra de rotina e mudanças em geral. Qualquer alteração mínima já é capaz de provocar ansiedade, incômodo e desconforto no animal, gerando um quadro de estresse.

Dessa forma, mudar de casa com um gato é uma circunstância que exige um bom planejamento e uma atenção especial com o bem-estar psicológico do bichano.

Pensando nisso, o Amo Meu Gato preparou um artigo bem legal com algumas dicas para evitar que o seu gato fique estressado durante a mudança. Quer saber como? Então vem com a gente!

1) Instale redes de proteção

As redes de proteção são indispensáveis para quem convive com bichanos. Portanto, é uma das primeiras coisas que vem à mente quando estamos tratando de uma mudança.

Além de prevenir quedas e outros acidentes, essas redes também servem como prevenção contra fugas. Um gato estressado por conta da mudança pode tentar fugir, até mesmo como uma tentativa de voltar para a casa antiga. Ter todas as janelas, varandas, sacadas e até mesmo o quintal com tela é o ideal.

2) Conclua a mudança antes de levar o seu gato para o local

Evitar que o seu bichano participe de todo o processo de mudança certamente é uma medida necessária para a saúde psicológica do animal. Portanto, procure levá-lo para o novo lar somente quando a mudança — ou grande parte dela — estiver concluída.

3) Tenha um cômodo separado para colocar o bichano

Caso a mudança ainda não esteja completamente finalizada, convém escolher um cômodo da casa para colocar o bichano enquanto os últimos ajustes são feitos.

Dessa forma, você estará evitando que ele fique estressado tendo que lidar com todo aquele barulho e movimentação que uma mudança gera, o que não é nada agradável para os felinos. Deixe os brinquedos e pertences dele no mesmo cômodo, pois isso deixará o local mais familiar para ele.

4) Invista na gatificação

Para quem não está familiarizado com o termo, a gatificação é o ato de tornar a casa ou ambiente o mais adaptado possível para os bichanos, visando deixá-los mais confortáveis.

Isso inclui a instalação de nichos e prateleiras, colocar arranhadores em diferentes pontos da casa e disponibilizar alguns brinquedos. A tendência é que ele se sinta mais acolhido nesse ambiente e a adaptação será mais fácil.

5) Floral ou calmantes são alternativas

Florais e calmantes são alternativas caso as possibilidades acima já tenham sido totalmente esgotadas. Mas aqui cabe a ressalva: somente um veterinário pode indicar esse tipo de medicamento.

O profissional irá avaliar o caso específico do seu animal e sugerir a abordagem adequada. Medicar o seu amiguinho por conta própria pode ser mais prejudicial do que uma ajuda para ele.

Os principais sintomas de um gato estressado incluem vocalização excessiva, urinar fora da caixa, apatia, diminuição do apetite, agressividade e isolamento.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais