5 raças de gato originárias dos Estados Unidos
Conheça 5 raças originais dos Estados Unidos!
Você sabia que o Brasil possui uma única raça de gatos original reconhecida mundialmente, o Pelo Curto Brasileiro?
Os Estados Unidos, por outro, lado, é berço de algumas das raças mais populares do mundo. Nesse artigo, o Amo Meu Gato preparou para você uma lista com 5 raças de gatos originárias do país norte-americano.
Quer saber quais são? Então vem com a gente!
Índice de assuntos
1) American Shorthair
Como o próprio no já sugere, o American Shorthair é uma raça originária dos Estados Unidos. Ela surgiu a partir do cruzamento de gatos domésticos comuns com gatos de raças como Persa e, especialmente, British Shorthair.
São gatos de temperamento bastante equilibrado e muito apegados ao tutor. Muito gentis e pacientes, são ideais para a convivência com crianças ou mesmo para quem mora sozinho.
2) Ragdoll
A origem do Ragdoll data de 1960, em Riverside, uma pequena cidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Ann Baker, criadora de gatos, obteve os primeiros exemplares da raça a partir do cruzamento de sua Josephine, uma gatinha da raça Angorá, com um macho Sagrado da Birmânia.
A origem do nome da raça é bastante curiosa: Ann percebeu que esses felinos adoravam se espalhar por seu colo, como uma daquelas bonecas feitas de pano. E foi aí que surgiu o nome de batismo da raça, já que “ragdoll” significa “boneca de pano” em inglês.
3) Balinês
O Balinês surgiu por volta dos anos de 1940, nos Estados Unidos, mas só começou a ser reconhecido aproximadamente 20 anos depois. Ele é o resultado da mistura do Siamês com outra raça de pelagem longa.
Conhecido por ser um dos gatos mais amorosos e dóceis, o Balinês é o felino perfeito para quem deseja um companheiro em casa. Afinal, ele cria uma estreita ligação com seus tutores, gostando de ficar junto sempre.
4) Exotic Shorthair
O gato Exotic Shorthair surgiu na década de 1960, de forma um tanto acidental. Ela foi criada a partir da tentativa de alguns criadores de melhorar a aparência do American Shorthair introduzindo um gene de pelagem castanha no Persa.
Ao observar essa ninhada, a criadora Jane Martinke propôs que uma nova raça fosse criada, dando origem ao Exotic Shorthair. Ainda que seja um pouco mais ativo que o Persa, ele é bastante sossegado no geral. Odeia ser deixado sozinho, já que costuma ser muito apegado ao tutor, de quem adora receber carinho.
5) Munchkin
O primeiro registro da existência do Munchkin data de 8 anos antes. Em 1983, Sandra Hochenedel, uma professora de música em Louisiana, nos Estados Unidos, encontrou duas gatas grávidas abrigadas embaixo de um caminhão após fugir de um cachorro.
Ela então resolveu adotar uma das gatinhas, de patas curtas e corpo alongada, dando a ela o nome de Blackberry. Dos filhotes que nasceram, metade tinha as pernas curtas.
Um desses filhotes, chamado Toulouse, não era castrado e costumava sair com frequência, de modo que a população de gatos de rua com pernas curtas começou a se formar. Em resumo, os gatos da raça Munchkin atuais são descendentes da linhagem de Blackberry e Toulouse.
O “gato salsicha” é conhecido pelo seu temperamento dócil e bem carinhoso. Costuma se dar bem com todo mundo, incluindo crianças e outros animais. Adoram ficar perto e passar bastante tempo com o tutor.