7 raças de gatos raras

Conheça 7 raças de gato raras!

Os bichanos já são parte tão intrínseca das nossas vidas que fica até difícil conceber a ideia de que muitas raças de gatos são raras no mundo, não é mesmo?

A verdade é que existe um número próximo de 100 diferentes raças oficialmente reconhecidas — além daquelas não registradas —, muitas delas ainda difíceis de serem encontradas por aí.

Nesse artigo, o Amo Meu Gato traz para você 7 exemplos de raças que ainda possuem poucos exemplares no mundo. Quer conhecê-las? Então vem com a gente!

1) Sphynx

O Sphynx é facilmente reconhecido pela sua aparência “diferentona” e pela aparente falta de pelos. É impossível que as pessoas não fiquem curiosas com sua imagem.

Ele é um gato amoroso e companheiro, mas ao mesmo tempo ativo e independente. Gosta de ser mimado, podendo até demonstrar ciúmes e possessividade com relação ao tutor. Ele gosta de estar sempre perto da pessoa por quem tem afeição, e adora dividir os cobertores com o dono!

2) Peterbald

O Peterbald é uma raça relativamente recente, surgida em 1994, na cidade de São Petersburgo, na Rússia. Os primeiros exemplares vieram do cruzamento de um macho da raça Don Sphunx com uma fêmea Oriental Shorthair, originando um gato Oriental sem pelos.

Essa raça é uma ótima opção para quem busca um gato para viver exclusivamente dentro de casa, sem os bastante conhecidos passeios pela vizinhança.

É muito inteligente e ativo, gostando muito de brincadeiras. Os gatos Peterbald são extremamente afeiçoados aos seus donos ou a quem lhe der atenção.

3) Munchkin

O Munchkin certamente está entre as raças de gato mais fofas e adoráveis. Esse felino de pata curta e corpo alongado é carinhosamente apelidado de “gato salsicha”, em referência ao seu formato e tamanho.

De personalidade bastante dócil e carinhosa, o Munchkin vem ganhando corações mundo afora desde a década de 1990, quando foi conhecido o seu primeiro exemplar.

Bastante esperto e brincalhão, as pernas curtas do Munchkin não o impedem de se divertir correndo pela casa e subindo nos lugares — embora seja necessário cuidado com a descida.

4) Levkoy Ucraniano

O Levkoy Ucraniano é tão pouco conhecido fora do seu local de origem que sequer recebeu o certificado das federações felinas internacionais. A raça é o resultado de uma experiência feita pela criadora de gatos Elena Birjukova, que decidiu cruzar um gato Don sphynx com um Scottish Fold.

É um gato alegre, sociável, afetuoso e, diferentemente da maioria das raças, é capaz de se adaptar muito bem às mudanças, sofrendo menos episódios de estresse.

Costumam se apegar muito ao tutor, seguindo-o pela casa sempre que podem. É natural imaginar, portanto, que gostam de companhia, não sendo recomendados para pessoas que passam muitas horas longe de casa.

5) Elfo

O Elfo é uma espécie rara e nova no mundo dos felinos. Criado recentemente nos Estados Unidos, esse careca parece que veio do mundo mitológico para encantar os amantes de gatos.

Ele nasceu de uma mistura entre as raças Sphynx e American Curl. A ideia era ter um gato sem pelos como o Sphynx, mas com orelhas curvas e de pontas arredondadas como o American Curl.

Considerado uma das linhagens de felinos mais dóceis do mundo, tem um temperamento doce e calmo. Ele adora fazer companhia ao seu dono e convive muito bem com crianças e outros animais (desde que seja apresentado com cautela).

6) Savannah

O Savannah é um gato de aparência selvagem, elegante e bastante inteligente. Por apresentarem temperamento dócil e serem bastante companheiros, são muitas vezes comparados a cães. São animais híbridos que nasceram do cruzamento de um Serval (felino selvagem de origem africana) e um gato doméstico.

A ideia era dar aos filhotes um aspecto de gato selvagem combinado à uma personalidade de um animal dócil e afetuoso. Por ser uma raça bastante rara, um filhote Savannah pode custar até 50.000 dólares (R$ 268.500,00 na cotação atual).

7) LaPerm

O LaPerm é um gato inteligente e de personalidade muito afetiva, catalogado pela primeira vez em 1982, nos Estados Unidos. Sua principal característica é o pelo longo e encaracolado, com diversas cores.

Os animais desta linhagem, quase sempre, nascem totalmente pelados e somente com 8 semanas, começam a desenvolver pelos encaracolados. Eles costumam demorar bastante para amadurecer, o que os tornam ideais para aquelas pessoas que amam o jeitinho curioso e brincalhão dos filhotes.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais