Enriquecimento ambiental para gatos

Com mente e corpo muito ativo, os gatinhos precisam gastar sua energia em atividades interessantes ao longo do dia. Por conta disso, o enriquecimento ambiental para gatos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para a manutenção da qualidade de vida do pet.

Enquanto seres de companhia, os gatos vivem em ambientes que são planejados e preparados para seres humanos e não para eles. Dessa forma, para promover o bem-estar e a saúde do bichinho, nada é mais positivo do que promover uma vivência mais rica para o animalzinho.

Para que isso seja possível, preparamos um guia completo sobre enriquecimento ambiental para gatos. Neste guia você vai encontrar informações sobre como transformar a sua casa em um ambiente pronto para receber um novo gatinho ou para melhorar a vida do seu pet.

Enriquecimento ambiental para gatos é importante? Como que isso vai melhorar a vida do meu pet?

Você já ouviu falar que gatos não são animais totalmente domesticados? O assunto gera muito debate entre cientistas e especialistas em comportamento animal, mas bater o martelo pelo sim ou pelo não ainda não é possível pois carece de evidências.

No entanto, sabe-se que quanto mais o ambiente interno de um lar imita o ambiente externo, melhor um gatinho se adapta a ele, se tornando, dessa maneira, muito mais saudável e mais feliz.

Assim, ter lugares para o gatinho escalar, arranhar, esconder, explorar e caçar, vai fazer com que ele, naturalmente, se sinta mais próximo daquilo que ele faria no ambiente externo, tal qual seus ancestrais faziam.

Isso tudo pode figurar como necessidade do animal e, sendo uma necessidade, é mais do que dever de um bom tutor promove-las, pois isso pode significar uma melhora contínua na qualidade de vida do pet.

Como enriquecer o ambiente em que meu gato vive?

É um consenso que existem muitas maneiras de enriquecer o ambiente em que o gatinho vive e, dentre elas, destacamos o enriquecimento ambiental físico, social, sensorial, cognitivo e alimentar.

1 – Enriquecimento ambiental para gatos

O enriquecimento ambiental em seu nível físico aponta para a necessidade de o gato ter, no ambiente em que vive, recursos para se sentir mais próximo do seu habitat natural.

Dessa maneira, é necessário promover recursos para que o gatinho possa escalar, arranhar, passear, se esconder e fazer as suas necessidades fisiológicas adequadamente.

O primeiro e mais importante recurso é ter uma fonte de água que seja sempre renovada e adequadamente limpa, bem como um comedouro ergonômico, o que evita a compressão da traqueia do gato e, dessa forma, engasgos e sufocamento.

Arranhadores também são importantes para o gato, que, por hábito, sempre busca algo para desgastar suas garras, ao mesmo tempo que as afia.

Gatos também são excelentes escaladores. Por conta disso, um conjunto de prateleiras por onde ele possa se movimentar também é um excelente investimento na qualidade de vida do miau.

Além disso, também é fundamental buscar por itens que possam servir como toca para o pet, possibilitando que ele se esconda com facilidade e segurança.

Por fim, manter a caixa de areia sempre limpa e adequadamente posicionada é fundamental para que o gatinho possa fazer as suas necessidades fisiológicas com segurança e qualidade de vida.

2 – Enriquecimento social

O enriquecimento social consiste em fazer com que o gato possa conviver e interagir com outros gatos, com outros animais e com outras pessoas – embora introduzir repentinamente essa demanda na vida do gato possa causar bastante estresse. Portanto, cuidado!

Por conta disso, o trabalho de enriquecimento social deve ser feito com a ajuda e o acompanhamento de um profissional que seja especializado em comportamento animal, sobretudo para que nenhum trauma possa vir a ser gerado.

No entanto, você pode, mesmo convivendo com o seu pet diariamente, enriquecer sua relação com ele, dispensando tempo de qualidade em seus momentos de interação.

Para isso, foque em brincadeiras, no momento da escovação dos pelos e em outras atividades que possam mantê-lo próximo a você.

3 – Enriquecimento sensorial

O enriquecimento sensorial trata dos sentidos do gato, como tato, paladar, audição, visão e olfato.

Para enriquecer sua casa sensorialmente, você pode acrescentar plantas que o gatinho pode consumir – consulte, para isso, um veterinário de sua confiança -, nutrindo seu interesse por comer, cheirar e se esfregar.

Você pode, além disso, aproveitar os momentos de enriquecimento social para massageá-lo, escová-lo e colocar algumas músicas relaxantes para esse momento, como, por exemplo, aquelas do canal Relax My Cat, que têm a arquitetura musical própria para os bichanos.

4 – Enriquecimento cognitivo

Os gatos são pets extremamente inteligentes, curiosos e muito dispostos a solucionar diferentes tipos de problemas que possam surgir no ambiente em que estão inseridos.

Promover o enriquecimento cognitivo é uma maneira de conseguir manter a atenção do gato sempre ativa, bem como fazer com que ele se torne mais disposto e ativo.

Para isso, podemos utilizar comedouros em forma de puzzle, bem como itens interativos, que possam atrair a atenção e fazer com que o gato acabe por ficar entretido por algum tempo, aproveitando esse momento para brincar com ele e enriquecê-lo socialmente.

5 – Enriquecimento alimentar

Imagine quão entediante seria se a nossa alimentação fosse exatamente a mesma todos os dias, continuamente. Péssimo, não?

Quando tratamos do enriquecimento alimentar para gatos, podemos introduzir na alimentação do pet diferentes texturas alimentares, sabores e cheiros – tudo com o acompanhamento do veterinário, ok?

Também podemos oferecer os alimentos de formas diferentes, em plataformas diferentes, como no chão, em comedouros lentos, em dispensers divertidos, como bolinhas, por exemplo.

Outra forma de promover o enriquecimento alimentar é fazer com que o gato tenha de caçar seu alimento, tal qual ocorre na natureza.

Portanto, faz parte do enriquecimento ambiental e do enriquecimento alimentar esconder alguns alimentos para o gatinho pela casa, fazendo com que a atividade se torne minimamente desafiadora para o pet.

Se você puder reunir a alimentação interativa ao desafio de caçá-la, será uma atividade ainda mais produtiva e interessante para o pet.

Veja mais