Gatos vesgos

🐱 Já viu um gato vesgo? Descubra o mistério por trás do estrabismo felino e como tratá-lo com nosso guia definitivo!

Por mais que possa parecer estranho, estrabismo não é uma particularidade dos seres humanos. Embora não seja tão comum vermos gatos vesgos por aí, a condição afeta os felinos, em especial os siameses.

A anomalia é resultado de um desvio do globo ocular do bichano, tendo origem congênita na maioria dos casos. Sendo assim, é possível que nas ninhadas provenientes de gatinhos vesgos existam filhotes com o mesmo problema.

Quer entender mais sobre como o estrabismo se manifesta nos gatos? O Amo Meu Gato explica para você!

O que é estrabismo em gatos e quais os tipos?

O estrabismo em gatos é uma anomalia que faz parecer que os olhos do bichano estão olhando em direções diferentes, tal qual acontece com os humanos.

Como já observado, o estrabismo é normalmente congênito, causado por conta de uma alteração — enfraquecimento — nos músculos dos olhos. Entretanto, a condição também pode ser gerada a partir de alguma lesão na região.

Os diferentes tipos de estrabismo podem ser classificados a partir do posicionamento dos olhos do animal.

Estrabismo convergente (esotropia)

Os estrabismo convergente, também chamado de esotropia, acontece quando ambos os olhos do animal convergem em direção ao centro, ou seja, apontam de maneira cruzada para o nariz do gato. É o tipo de vesguice mais comum.

Estrabismo divergente (exotropia)

O estrabismo divergente, também conhecido exotropia, é o oposto do convergente. Isto é, ocorre quando os olhos do felino apontam para o exterior, não para o centro.

Estrabismo dorsal (hipertropia)

O estrabismo dorsal, também chamado de hipertropia, ocorre quando um ou ambos os olhos se voltam bastante para cima, escondendo parcialmente a íris sob a pálpebra superior.

Estrabismo vertical ou ventral (hipotropia)

O estrabismo vertical — ou hipotropia — ocorre quando um ou ambos os olhos ficam permanentemente voltados para baixo.

Qual o tratamento para os gatos vesgos?

Na maioria dos casos, o estrabismo é uma questão mais de estética do que de saúde, já que não atrapalha muito a visão dos gatos, principalmente se for proveniente de uma condição congênita.

Nesse cenário, o veterinário não irá aconselhar nenhum tratamento específico. Apesar de parecer preocupante, gatos vesgos podem seguir uma vida totalmente normal e feliz.

Nos casos mais graves, onde há prejuízo na qualidade de vida do animal, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária. O especialista irá determinar se precisa de um tratamento e orientar as medidas a serem tomadas.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais