O Gato Thai

Saiba tudo sobre essa curiosa raça!

O gato Thai não recebe o nome de “siamês clássico” à toa. A raça com carinha preta tem ligação direta com os tão famosos siameses dos dias atuais.

O Thai e o Siamês, na verdade, vieram do mesmo lugar. Ambos são originários do Wichienmaat, gato com os olhos azuis e coloração preta na pelagem, oriundos da Tailândia.

No entanto, a partir do momento em que o Siamês evoluiu e se diferenciou como raça, o Thai finalmente “surgiu”. Ficou confuso? O Amo Meu Gato explica para você!

Qual a origem do gato Thai?

Para entender a origem da raça Thai, precisaremos voltar bastante no tempo. O Wichienmaat, surgiu há pelo menos 700 anos, no Sião, atual Tailândia.

Há relatos indicando que a raça não surgiu por intervenção humana, embora fosse conhecida por ser o gato da família real desse país, motivo pelo qual passou a ser chamado “gato real do Sião”.

Quando o Wichienmaat foi levado para o oriente, no século XIX, recebeu o nome de Siamês e passou evoluir de uma forma tão independente que tornou-se uma raça distinta na original.

É aí que entra o Thai. A criação desse felino é uma tentativa de preservar, da melhor maneira possível, as características originais do Wichienmaat.

A The International Cat Association (TICA) classificou o Thai como “Nova Raça Preliminar” em 2007, promovendo-a em 2009 para “Nova Raça Avançada”. Isso padronizou a criação entre criadores da Europa e América do Norte.

Quais as características do gato Thai?

Como a própria história conta, Thai e Siamês compartilham o mesmo passado. É mais do que natural, portanto, que eles sejam fisicamente parecidos, em que pese a evolução dos siameses.

Os gatos da raça Thai têm formas distintas de corpo, cabeça e características faciais em relação ao Siamês. De modo geral, eles tendem a ser mais fortes e arredondados.

Apesar dos contornos, é um gato bastante proporcional e mantém os traços orientais. Ele é do tipo estrangeiro, com um corpo moderadamente longo e forte, porte médio a grande, ossos médios e musculatura firme.

O Thai possui uma cabeça mais redonda e ampla que a dos siameses, com uma testa plana e alongada, ou seja, aparência geral ainda bastante oriental.

Os olhos são de coloração azul-profunda, na maioria dos casos, tamanho médio a grande, amendoados e afastados. As orelhas são altas, largas na base e com as pontas ovaladas, de tamanho médio a grande.

A pelagem do Thai é curta, colorida no padrão colorpoint, isto é, a base do corpo bege-esbranquiçada — ou qualquer tonalidade que crie contraste com os pontos—, enquanto as extremidades apresentam tonalidade mais escura, não sendo permitida qualquer quantidade de branco em seu corpo.

Os chamados pontos — regiões que compreendem as orelhas, patas, cauda e máscara — devem sempre se apresentar em contraste com o restante do corpo.

Qual a personalidade do gato Thai?

Inteligentes, ativos e curiosos. É assim que a personalidade dos gatinhos da raça Thai pode ser melhor descrita. Há quem diga que chegam a parecer crianças em algumas situações.

Eles adoram humanos e possuem ótimo senso de humor, além de serem bastante comunicativos, mas não barulhentos. A exemplos dos siameses, os Thai também são muito amistosos, gostam de novas experiências e adoram pessoas.

As ninhadas costumam ser acima da média, entre 4 e 6 gatinhos. São tão sociáveis que não é recomendado que passem muito tempo sozinhos.

Na verdade, o mais indicado é que eles tenham companhia de um outro gatinho com quem possa interagir diariamente. A escolha do companheiro, entretanto, deve ser bem pensada, já que trata-se de uma personalidade dominante.

Gatos de temperamento mais meigo talvez sejam os mais indicados. Como alternativa, os irmãos podem ser uma boa solução. Estão habituados um ao outro e serão semelhantes em personalidade e atitude e, portanto, companheiros ideais.

Saúde e cuidados

Os gatos da raça não possuem tendência aparente a doenças genéticas, embora seja importante sempre observar qualquer mudança no comportamento do bichano.

Os cuidados básicos envolvem corte das unhas, escovação ao menos uma vez por semana, pois, ainda que seja uma raça de pelo curto, eles podem soltar bastante pelo, e o ato da escovação diminui bastante isso.

Os Thai podem se adaptar facilmente a diferentes climas, embora prefiram locais com temperaturas mais altas. Certifique-se de que há sombra suficiente e água fresca disponível durante os meses mais quentes.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais