O que é quimerismo?
Saiba tudo sobre o quimerismo!
Você já ouviu falar sobre o gato quimera ou com quimerismo? Esse tipo de felino apresenta uma característica bem peculiar: ele apresenta duas colorações diferentes com limitações muito bem claras, como se estivesse dividido em duas cores!
Essa condição genética é bem rara e diferente de um felino bicolor, por exemplo, onde as duas cores aparecem de maneira misturada no corpo do animal. Se você nunca ouviu falar sobre quimerismo, não se preocupe: o Amo Meu Gato explica para você!
Índice de assuntos
O que é um gato quimera?
O quimerismo, ou gato quimera, como colocado acima, é uma condição genética caracterizada por uma limitação bastante exata da coloração na pelagem dos felinos.
A condição ocorre quando dois óvulos fecundados se fundem durante a gestação da gata, originando um único feto. Quanto mais cedo essa fusão acontecer, maiores são as chances de ela ser bem sucedida.
Esse fenômeno também pode ocorrer dentro do útero de uma gatinha já grávida, o que irá originar igualmente o gato quimera. Para que isso aconteça, é preciso que os pais do gatinho tenham fenótipos diferentes e muitos óvulos sejam fecundados de uma vez.
Vale ressaltar que esse processo é totalmente natural e não há como controlar o nascimento do um gato quimera. Portanto, planejar um cruzamento entre gatos para gerar um gato com quimerismo não irá funcionar.
Como curiosidade, a origem do nome “quimera” remete à mitologia grega, e era designada para se referir a uma figura que possuía diversas cabeças de animais, incluindo bichos de diferentes espécies.
O quimerismo gera algum tipo de perigo para o gato?
Caso você esteja se perguntando, pode ficar tranquilo: o bichano não irá desenvolver qualquer problema de saúde por conta do quimerismo. Os cuidados com um gato quimera devem ser os mesmos que com qualquer outro felino.
O quimerismo não se trata de uma doença e, portanto, não promove qualquer alteração no animal que não seja na aparência, exceto quando os embriões que se fundem são de sexos diferentes.
Nesse caso, a condição irá gerar um gato hermafrodita (com os dois sexos ao mesmo tempo), o que é ainda mais raro de acontecer e pode necessitar de atenção veterinária.
Quimerismo x heterocromia
A exemplo do quimerismo, a heterocromia é uma condição genética caracterizada por olhos de cores diferentes. É bastante comum que gatos quimera também apresentem heterocromia.
Sendo assim, o pet fica com um olho de cada cor, com um charme irresistível. Apesar de ser mais comum em bichanos, a condição também pode ocorrer em cachorros e até mesmo em humanos. Tudo vai depender das características genéticas e de diferentes condições ambientais.
Por outro lado, a maioria dos gatos que têm heterocromia não são quimera. Como nem sempre há sinal físico da mutação, uma forma de ter certeza de que o seu bichano é um gato quimera é através do exame de DNA.
Cabe a ressalva de que alguns casos de quimerismo não apresentam traços tão marcantes, de modo que as diferenças em relação à cor da pelagem são bem mais sutis.
Quimerismo em seres humanos
Nos seres humanos, o quimerismo pode acontecer de forma natural, ou seja, durante o processo de gestação, ou como consequência de um transplante de células tronco, em que o receptor passa a ter células com perfis genéticos diferentes coexistindo em seu organismo.
Outras formas de quimerismo são: microquimerismo, em que a gestante absorve algumas células do feto ou vice-versa; e o quimerismo gêmeo, que ocorre quando um dos fetos morre em uma gravidez de gêmeos e o que resiste herda algumas células do irmão.
O quimerismo em humanos pode ser notado na cor dos olhos diferente, partes do corpo com mais ou menos pigmentação, presença de algumas doenças autoimunes e a intersexualidade (condição em que há variação das características sexuais).