Quarto para gato
Saiba o que deve existir em um quarto para gato!

Os quartos para gatos estão cada vez mais na moda, já que os tutores procuram sempre oferecer que o de melhor conseguem para o seu amiguinho peludo e exigente.
Embora existam aqueles que consideram um capricho, separar um espaço somente para o bichano pode ser muito bom para o desenvolvimento e bem-estar do animal.
Dentre outras coisas, o espaço do gato pode guardar os pertences do bichano, o que inclui itens como a cama e a caixa de areia, além de nichos e estruturas que promovem o enriquecimento ambiental.
Esse espaço diferenciado é vantajoso para o tutor e também para o pet, que passa a ter um local onde poderá se divertir, dormir, descansar e estimular seus instintos felinos.
Índice de assuntos
Escolhendo o local para o quarto do animal
Antes de mais nada, é preciso escolher o local que será o quarto do seu amiguinho peludo. Um quarto de hóspedes que não está sendo usado serviria perfeitamente para essa finalidade.
Um espaço com as dimensões de um quarto comum certamente daria uma maior liberdade ao tutor para decorar o lugar para o animal e ainda colocar diferentes objetos.
Caso não exista esse lugar disponível, a varanda também é uma excelente opção, principalmente se a personalidade do seu bichano for mais curiosa e com disposição de ficar olhando a rua pela janela. Nesse caso, é imprescindível a utilização de uma tela de proteção bastante resistente para evitar qualquer acidente.
Quintais também funcionam muito bem pois oferecem ao animal um contato com o ar livre. Se ainda assim não houver nenhuma opção de lugar disponível, vale a pena investir em um espaço integrado para gatos a partir de um espaço comum.
Na hora de decorar o local, deixe que a sua criatividade fale mais alto. Lembre-se que o ambiente deve ter a sua cara e a do seu amiguinho, portanto, invista em uma decoração que faça sentido, com cores, estampas, desenhos, imagens, entre outros.
O que não pode faltar no espaço particular do gato?
Agora que o local já foi escolhido, é preciso definir quais os itens essenciais para preenchê-lo. A cama, claro, é indispensável. Caso o tutor ainda não tenha adquirido uma cama, deve-se levar em conta o espaço disponível, o tamanho do bichano e a sua personalidade na hora de comprar.
O segundo item essencial no espaço de todo bichano é a caixa de areia, já que é exatamente lá que o bichano vai fazer suas necessidades de forma higiênica. Sem ela, o pet pode acabar fazendo xixi e cocô em outros lugares, deixando o ambiente sujo.
Por fim, os comedouros e bebedouros para que o animal esteja alimentado e hidratado da maneira adequada. Vale a ressalva de que esses itens devem ser colocados distantes da caixa de areia do animal.

Gatificação do ambiente
Em um quarto para gato, não pode faltar o ambiente gatificado, não é mesmo? O enriquecimento ambiental do espaço é fundamental para estimular o animal a se exercitar, trabalhar os seus instintos de maneira saudável e, claro, se divertindo durante todo o processo.
A gatificação consiste em inserir objetos especiais que garantem maior bem-estar para o animal. Como o quarto de gato será um ambiente próprio para ele viver, não deixe de promover seu enriquecimento ambiental.
Uma boa dica é investir bastante em prateleiras, já que os felinos adoram lugares altos — perto da janela é um ótimo local. Nichos e arranhadores também são muito apreciados pelos bichanos. E não se esqueça dos brinquedos espalhados pelo quarto.
Alguns cuidados na hora de criar um quarto para gatos
A montagem de um quarto para gatos requer alguns cuidados básicos. Como já colocado anteriormente, qualquer lugar que vai abrigar um bichano deve ser efetivamente telado.
Dessa forma o seu amigo peludo ficará seguro enquanto brinca e descansa no local. Outra recomendação importante é evitar o uso de tapetes e cortinas que podem fazer o bichano se enrosque ou acabe tropeçando.