Aprenda a tirar cheiro de xixi de gato em 5 passos
Os gatos são animais muito independentes, especialmente no que diz respeito à higiene. E ainda que os bichanos saibam usar a caixinha de areia de maneira instintiva, pode acontecer de o animal fazer xixi no lugar errado por algum motivo.
Quando isso acontece, o cheiro forte da urina pode se alastrar com facilidade pelo ambiente e incomodar bastante o olfato humano. Nesse caso, o que fazer para eliminar esse odor de maneira eficaz? O Amo Meu Gato conta tudo para você!
Índice de assuntos
Passo 1: use um papel toalha para tirar o excesso
Caso o seu amiguinho peludo tenha acabado de fazer xixi em algum local inadequado, o primeiro passo para tirar o cheiro é limpar o excesso deixado — especialmente quando o líquido ainda não foi absorvido completamente pelo tecido.
Uma boa dica é usar um papel toalha ou pano velho que possa ser descartado em seguida. Coloque o papel ou paninho sobre o xixi e retire todo o excesso dando algumas batidinhas leves. Caso a urina já tenha “secado”, umedeça a região com um pouco de água fria e tente novamente.
Passo 2: evite esfregar a mancha
Um erro muito comum é esfregar o local do xixi esperando que a mancha saia mais rápido. Esse método é extremamente ineficaz, ainda mais quando se trata de um tecido, como o sofá ou a cama.
Esfregar a região faz com que o líquido penetre mais rapidamente, o que deixa ainda mais complicado de remover o odor de xixi completamente do local.
Passo 3: use produtos específicos ou receitas caseiras
Existem alguns produtos específicos que podem ser utilizados para retirar o cheiro de xixi do gato, como desinfetantes para pets com amônia quaternária. Esses produtos podem facilmente ser encontrados em pet shops.
Uma segunda possibilidade são as misturas caseiras. Uma dica de receita que costuma funcionar é misturar 250 ml de vinagre com 1 litro de água morna. Misture bem os ingredientes e, com o auxílio de um pano, aplique sobre a mancha de urina.
Passo 4: entenda o motivo do xixi fora da caixa
Depois de remover o cheiro de xixi do ambiente, o próximo passo é entender por que o seu gatinho urinou no lugar errado. É importante observar a frequência com a qual o gato faz xixi no lugar errado, pois isso pode ser um sinal de doenças e outros problemas.
Não deixe a situação de lado e muito menos castigue ou brigue com o seu amiguinho peludo. Procure um veterinário para que ele possa ajudá-lo a entender o que está desencadeando esse comportamento.
Passo 5: talvez seja necessário ensiná-lo a usar a caixa de areia novamente
Caso seja necessário, você precisará ensinar o seu bichano a utilizar novamente a caixinha de areia. Para isso, você pode realizar sessões de adestramento com reforços positivos até o gatinho voltar naturalmente a usar o acessório.
Certifique-se também de limpar a caixa com a frequência adequada. Por serem muito higiênicos, um dos motivos para que os gatos façam xixi em locais inadequados é porque a caixinha está suja.