Gato pode ficar no ar condicionado?
Descubra se o seu bichano pode dormir no ar condicionado.
O verão ainda não acabou, e o seu amigo peludo pode estar sofrendo as consequências das altas temperaturas. Nesse caso, como refrescar o seu gatinho? Essa é uma questão que sempre ronda a cabeça dos tutores.
Dentre as opções mais populares para combater o calor está, claro, o ar condicionado. Mas será que gato com calor pode dormir em um local com esse aparelho ligado? O Amo Meu Gato conta tudo para você!
Índice de assuntos
Gato com calor pode dormir no ar condicionado?
Caso isso ainda seja uma dúvida para você, sim, os gatos sentem calor. Inclusive, a gente preparou um artigo inteirinho sobre isso, que você pode acessar agora mesmo clicando aqui.
Por conta disso, muitos tutores procuram diferentes formas de aliviar o desconforto do animal em dias quentes. Algumas opções são oferecer mais água, petiscos gelados e sachês para gatos. Mas será que o ar condicionado também pode ser uma possibilidade?
Sim, os gatos podem se refrescar em ambientes com ar condicionado. Na verdade, essa é uma boa alternativa para amenizar o calor dos bichanos em qualquer época do ano. Entretanto, vale ressaltar que é bom usar o aparelho com moderação e seguindo alguns cuidados para preservar a saúde dos animais.
Cuidados necessários ao usar o ar condicionado
Já vimos que sim, os gatos podem ficar em ambientes com ar condicionado ligado — e os cachorros também. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, incluindo:
1) O ar condicionado deve estar em torno de 23ºC: essa é a temperatura ideal para não comprometer a regulação térmica do animal. Temperaturas muito baixas podem deixar o gato gripado ou resfriado, ao passo que temperaturas muito altas deixam o gato com ainda mais calor.
2) O filtro do ar condicionado deve estar sempre limpo: faça a manutenção do aparelho, limpando bem o filtro com frequência, para deixar o ambiente livre de poeiras e microrganismos.
3) Não deixe que o animal fique na direção do ar: além de um possível choque térmico, isso pode desencadear doenças respiratórias no animal. Portanto, não permita que ele fique exatamente na frente do ar condicionado.
Como saber se o gato está com calor?
Com tudo isso posto, a pergunta que fica é: você saber reconhecer um gato com calor? Existem sinais que podem denunciar se o seu amiguinho está ou não sofrendo com as altas temperaturas.
As alterações comportamentais mais comuns são: lambidas excessivas, salivação intensa e miado mais frequente que o habitual. Respiração ofegante e acelerada e apatia também são comuns.
Também pode ocorrer perda de apetite. Isso porque a digestão é um processo que exige certo esforço e consome muito calor e energia, sendo bastante desconfortável para os animais nos dias quentes.