Os gatos sentem calor?

Aprenda a identificar sinais de desconforto térmico em gatos e como aliviar o sofrimento do seu pet.

Ainda é uma dúvida para muitos tutores se os gatos sentem ou não calor. Embora os bichanos adorem pegar um solzinho sempre que possível, algumas temperaturas podem ser, de fato, desconfortáveis para eles.

Em um país como o nosso, onde o calor é a regra durante todo o ano, praticamente, alguns cuidados precisam ser tomados para que o seu peludinho não sofra demais as consequências das altas temperaturas.

Mas quando o calor começa a ser um fator preocupante para eles? Como o tutor pode ajudar no bem-estar do animal e como perceber quando ele está se sentindo mal? Essas e outras perguntas serão respondidas abaixo.

Temperatura média dos gatos

Para começarmos a entender como o calor afeta os bichanos, antes precisaremos saber um pouco mais sobre o funcionamento do organismo do animal.

Gatos possuem uma temperatura média de aproximadamente 38ºC, ou seja, muito parecida com a nossa. Por isso sempre sentimos que estão quentinhos quando estamos fazendo carinho neles.

Não é de se estranhar, portanto, que eles sintam calor. Com uma temperatura corporal tão parecida, é fácil deduzir que se nós estamos sentindo calor, é provável que eles também estejam sentindo. Principalmente os mais peludos.

Segundo especialistas, os gatos começam a se sentir desconfortáveis com temperaturas acima de 25ºC. Essa é uma média consideravelmente menor do que estamos acostumados no Brasil, portanto é preciso muito cuidado e atenção com a saúde dos bichanos.

Como saber se o gato está sendo afetado pelo calor?

Assim como nós, os felinos também estão sujeitos a se sentirem mal por conta do calor. Nesse caso, eles darão sinais de que não passando bem, e precisamos estar atentos a esses sinais. Os principais são:

  • Respiração acelerada;
  • Respiração com a boca aberta;
  • Apatia;
  • Miados de desconforto;
  • Aparente tontura (caminhar desastrado);
  • Salivação intensa;

Além dos sintomas acima mencionados, é preciso observar se o seu amiguinho peludo está comendo menos em dias de calor. Isso pode significar que ele está desidratado, e a intervenção de um veterinário se fará necessária nesse caso.

O que fazer em dias de calor?

Não existe nenhum mistério nesse ponto. As medidas para refrescar um bichano são muito parecidas com as que tomaríamos para nós mesmos. Com providências simples eles certamente se sentirão mais confortáveis para enfrentar as altas temperaturas.

  • Água: a primeira e mais intuitiva das medidas é oferecer água para ele. A dica é espalhar potes por alguns pontos da casa para que ele possa beber sempre que precisar. Lembre-se sempre de manter a água fresca e limpa.
  • Ventilação: mantenha o espaço bem aberto para que o ar circule com facilidade e refresque o seu amiguinho. Não há problemas em oferecer um pouco do ventilador ou ar condicionado para ele, mas essa não deve ser uma prática frequente;
  • Tosa: cortar o pelo do seu animal — principalmente os mais peludos — também pode ajudá-lo a superar os dias de maior calor. Um alternativa é levá-lo a um centro de estética para que ele seja cuidado por um profissional. Evite realizar a tosa você mesmo, já que isso pode trazer acidentes para você e para ele.
  • Locais com sombra: outra opção é ter um espaço na sua casa com sombra disponível onde ele possa ficar em dias ensolarados ou com chuva.

Essas dicas certamente vão ajudar você a deixar o seu bichano mais confortável. Mas lembre-se: evite jogar água diretamente sobre ele. Como os gatos têm uma tendência forte a rejeitá-la, é bem possível que ele fique mais estressado que confortável.

Respeite o espaço dele e faça o possível para que se sinta bem a todo instante. O seu carinho e atenção são muito importantes no dia a dia do seu amigo de quatro patas!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais