Gato pode comer pera?
Posso dar pera para meu gato? Descubra quais frutas são seguras para os bichanos!
Gatos são animais carnívoros, isso é de conhecimento geral. Talvez o que muitos não saibam é que os bichanos podem comer outras coisas além de carne, como frutas, por exemplo.
Algumas delas devem ser totalmente evitadas, já que podem trazer sérias complicações para a saúde do animal, incluindo fortes intoxicações. No entanto, outros tipos não somente são liberados, como podem trazer até benefícios aos bichanos.
Mas em qual desses casos a pera se encaixa? Será que gatos podem comer pera? O Amo Meu Gato responde para você!
Índice de assuntos
Gato pode ou não pode comer pera?
Antes de saber se os felinos podem ou não comer pera, é preciso entender como funciona a dieta dos bichanos. Como dito anteriormente, os gatos são animais carnívoros, ou seja, se alimentam de carne, especialmente de pequenos roedores na natureza.
Portanto, uma dieta saudável para eles é aquela rica em proteínas e gorduras, nutrientes encontrados principalmente nas carnes. Entretanto, certas frutas e vegetais podem ser oferecidos, desde que em quantidades moderadas.
Então gato pode comer pera? Sim, a pera é uma fruta que pode ser incorporada sem problemas à dieta dos bichanos. Mais do que isso: ela é benéfica para os felinos, visto que possui muitas fibras e é rica em vitaminas A e C.
Mas aqui vale uma ressalva: para oferecê-la, é imprescindível retirar as sementes, pois elas contêm cianeto, elemento tóxico para os gatos. Também é necessário descascá-la, já que os animais podem engasgar ou sofre com indigestão.
Outro cuidado — nesse caso com frutas em geral, não somente peras — é a quantidade de açúcar que o animal irá ingerir. Níveis acima do recomendado podem causar diarreia, entre outros problemas.
Alguns petiscos seguros para os gatos
Abaixo seguem exemplos de alimentos que são perfeitamente seguros para os gatos, e que, portanto, podem ser oferecidos como petisco:
- Banana;
- Brócolis;
- Ervilhas;
- Fígado e miúdos cozidos sem tempero;
- Frango cozido sem tempero;
- Mamão;
- Maçã;
- Melão;
- Melancia;
- Morango;
- Ovo cozido;
- Peixe desfiado sem espinhos.
E qual deve ser a base da alimentação dos gatos?
A base da alimentação dos felinos é a ração. Essa ainda é a forma mais indicada para que os gatos se mantenham saudáveis, já que ela foi pensada para suprir todas as necessidades nutricionais deles.
Qualquer outro alimento que esteja liberado para os felinos deve ser oferecido como petisco, e somente assim. Em hipótese alguma eles devem substituir a ração como base da alimentação dos bichanos.
Alimentos que não devem ser dados aos gatos
Enquanto alguns alimentos estão liberados, outros são estritamente proibidos. Alguns dos alimentos que você não pode oferecer são:
- Açúcar;
- Arroz (cru ou cozido);
- Álcool;
- Alho;
- Café;
- Chocolate;
- Cebola;
- Macadâmia;
- Ovo, peixe ou carne crus;
- Pão e comidas que levam fermento;
- Sal e condimentos;
- Uva e uva-passa.