Sphynx: o gato pelado que fará você apaixonar pelo seu charme único
O Sphynx é facilmente reconhecido pela sua aparência “diferentona” e pela aparente falta de pelos. É impossível que as pessoas não fiquem curiosas com sua imagem.
Entretanto, não é verdade que ele seja totalmente sem pelos: o Sphynx exibe uma fina penugem espalhada por seu corpo.
Índice de assuntos
História do Sphynx
Os gatos “nus” ou sem pelos existiram no mundo em diferentes épocas e locais. Sabe-se, por exemplo, que no México pré-colombiano existiam cães e gatos “pelados”.
Em 1938 um cientista francês descreveu o gene responsável pelos gatos pelados, mas só em 1966, no Canadá, que o Sphynx efetivamente tem sua origem oficial, após uma gata doméstica parir um filhotinho sem pelos.
Aparência do Sphynx
- O Sphynx é um gato de tamanho médio, que pesa entre 3,5 e 7 kg.
- É musculoso com estrutura óssea média.
- Sua pele tem aspecto enrugado.
- A cabeça é media, com formato ligeiramente triangular, se apresentando angulosa e mais comprida do que larga.
- As orelhas do Sphynx são grandes, bastante largas na base com interior nu.
- Seus olhos são grandes, bem afastados, e a cor varia conforme a pelagem.
- As patas anteriores são arqueadas e um pouco mais curtas do que as posteriores, os pés são médios, ovais e com dedos compridos.
- A cauda é de tamanho médio, é fina e pode apresentar um tufo em sua ponta.
Saúde do Sphynx
De maneira geral o Sphynx é um gato forte, musculoso, e que não costuma ter problemas de saúde ligados à sua genética. A expectativa de vida de um indivíduo desta raça é de mais de 14 anos.
Entretanto, devido à ausência de pelos, ele requer alguns cuidados com sua pele, bem como é bastante sensível a mudanças climáticas. Assim, é uma raça mais recomendada a quem não tenha problemas em dividir as cobertas com um amiguinho felino, bem como a quem já tenha mais experiência na tutela de outros gatos.
Devido à sensibilidade às variações e às temperaturas extremas, por causa de sua pelagem (ou da ausência dela), é um gato que se adapta melhor a apartamentos, ficando mais protegido de frio, calor e umidade.
No inverno recomenda-se alimentar o Sphynx com ração especial energética, que ajuda a manter mais elevada sua temperatura corporal. Em hipótese alguma deve-se dar comida de gente ao Sphynx (nem a nenhum gato); veja: as comidas mais perigosas para um gato.
Não é aconselhado dar banho neste gato — a não ser por recomendação do veterinário e utilizando xampus especiais — e pela ausência de pelos faz-se totalmente desnecessário escová-lo. Contudo, sua pele deve ser limpa regularmente: como é um tanto oleosa, se não receber os cuidados corretos o gatinho pode vir a sofrer de dermatites, que são as doenças que mais os acometem.
Não se recomendam banhos de sol, pois o Sphynx pode sofrer queimaduras — mesmo com o uso de protetor solar para gatos.
As orelhas desse gato devem ser limpas a cada semana para evitar o acúmulo de cera. Por ser um procedimento delicado recomenda-se que seja feita por pessoa habilidosa e habituada a cuidar de gatos, para evitar ferir o seu bichano.
Temperamento e Comportamento do Sphynx
O Sphynx é um gato amoroso e companheiro, ao mesmo tempo ativo e independente.
Na verdade, esse gato gosta de ser mimado, podendo até demonstrar ciúmes e possessividade com relação ao seu dono. Ele gosta de estar sempre perto da pessoa por quem tem afeição, e gosta muito de dividir os cobertores com seu humano.
Sua natureza sociável o leva a conviver bem com outros animais domésticos, incluindo cães. Também é muito tolerante e paciente com as crianças.
Meio desajeitados, curiosos e brincalhões, os gatos da raça Sphynx gostam de se exibir para as visitas e para as pessoas por quem nutrem afeto. Extremamente inteligentes, sempre são capazes de aprender truques quando ensinados.
É uma raça que não parece conhecer meios termos quanto a seu comportamento: ou estão acelerados e ativos — o que justifica que ingiram grandes quantidades de alimentos sem ganho de peso — ou então estão totalmente parados, dormindo em algum cantinho confortável e quente.
Adoção ou compra de Sphynx
Como sempre, é raro encontrar gatos Sphynx puros para adoção, devido ao seu alto valor comercial. Isso ocorre principalmente por ser uma raça “jovem”, e que poucos indivíduos têm condições de procriar.
Um filhote de Sphynx costuma custar de 5 mil a 12 mil Reais, embora espécimes de preço mais baixo possam ser encontrados no mercado, em função de variações de pedigree.
Curiosidades sobre o Sphynx
O Sphynx não é um gato hipoalergênico, como muitos acreditam.
Tampouco, ele é um gato pelado totalmente, já que ele tem uma fina penugem recobrindo seu corpo.
Ao mesmo passo que essa raça atrai simpatia para si por sua aparência diferenciada, ele também — e pelo mesmo motivo — atrai muita rejeição das pessoas.
Devido à sensibilidade ao frio, esse gato não costuma rejeitar roupinhas e adereços que o deixem mais aquecido.
Existem outras quatro raças de gatos pelados, todas muito parecidas entre si:
- Donskoy;
- Ucraniano Levkoy;
- Bambino; e
- Peterbald.
Antes de se chamar Sphynx (Esfinge) esta raça se chamava Moon Cat (Gato da Lua).
Steven Spielberg inspirou-se nesse gato para criar o famoso personagem E.T..