Gato pode comer coentro?
Saiba agora se o seu gatinho pode comer coentro!
Você já viu o seu gatinho comendo grama e se perguntou se seria seguro oferecer alguma verdurinha para ele, como é o caso do coentro? Se a resposta for positiva — ou mesmo se ela for negativa —, continue lendo esse artigo e saiba agora mesmo se o seu bichano pode ou não comer coentro. Vem com a gente!
Índice de assuntos
Qual a dieta natural dos gatos?
Antes de saber se os felinos podem ou não comer coentro, é preciso entender como funciona a dieta deles. Gatos são animais carnívoros, isto é, com uma dieta à base de carnes.
No entanto, esse não é o único tipo de alimento que eles podem comer. Os bichanos também estão liberados para comer algumas verduras, legumes e até mesmo frutas. Mas será que o coentro se encaixa nessa lista? Vamos saber agora.
Afinal, gato pode ou não comer coentro?
Como você poderá ver nesse artigo bem legal, o coentro é uma verdura da família das Apiaceae, da qual também fazem parte o cominho, a erva-doce e a salsinha. Embora algumas plantas sejam tóxicas para os gatos — caso da cicuta, por exemplo —, o coentro é uma espécie relativamente segura.
E o termo “relativamente” se deve ao fato de que o excesso da verdura pode provocar problemas gastrointestinais no animal. Entre os principais sintomas estão irritações que podem levar a quadros de vômito e diarreia.
Apesar de todos os benefícios do coentro, uma boa dica para evitar que o seu bichano sofra com quantidades excessivas dessa planta é oferecê-la de maneira isolada, sempre observando a reação do animal.
Além disso, procure oferecer coentro e outras ervas (a própria salsinha é uma boa opção, ao contrário da cebolinha, por exemplo) em pequenas quantidades. Caso note qualquer alteração no comportamento do seu amiguinho, leve-o ao veterinário imediatamente.
Outros petiscos seguros para os gatos
Abaixo seguem exemplos de alimentos que são perfeitamente seguros para os gatos, e que, portanto, podem ser oferecidos sem problemas. Vale ressaltar que eles devem ser administrados como petiscos (como é também o caso coentro), nunca sendo a base da dieta do animal.
- Brócolis;
- Ervilhas;
- Fígado e miúdos cozidos sem tempero;
- Frango cozido sem tempero;
- Mamão;
- Maçã;
- Melão;
- Melancia;
- Ovo cozido;
- Peixe desfiado sem espinhos;
- Pera.
Alimentos que não devem ser dados aos gatos
Se existem alimentos humanos são liberados para os gatos, também tem aqueles que não podem ser oferecidos em hipótese alguma, sob risco de gerar um problema grave para o pet. Mantenha essa lista sempre por perto para evitar qualquer acidente. Os alimentos que você não pode oferecer são:
- Açúcar;
- Arroz (cru ou cozido);
- Álcool;
- Alho;
- Café;
- Chocolate;
- Cebola;
- Macadâmia;
- Ovo, peixe ou carne crus;
- Pão e comidas que levam fermento;
- Sal e condimentos;
- Uva e uva-passa.
E qual deve ser a base da alimentação dos gatos?
Caso você esteja se perguntando qual deve ser a base da alimentação dos felinos, a resposta é bem simples: a ração. Essa ainda é a forma mais indicada para que os gatos se mantenham saudáveis, já que ela foi pensada para suprir todas as necessidades nutricionais deles.