A raça Korat

Descubra o gato azul raro que traz prosperidade aos casais e pode saltar como um profissional: o Korat!

Uma das menores raças de gato do mundo, o Korat também se encontra no seleto grupo de felinos considerados de pelo azul, ao lado do Britânico Azul, Chartreux e Russo Azul.

Apesar das similaridades com as outras raças azuis, o Korat apresenta um charme especial: as suas extremidades, como a cauda, por exemplo, possuem um brilho cintilante e são mais escuras.

Considerado um gato dócil e companheiro, o Korat é indicado para famílias com crianças ou tutores que desejam um companheiro para todas as horas.

Se interessou e quer saber mais sobre o gato Korat? O Amo Meu Gato conta tudo para você!

Qual a origem do gato Korat?

O Korat é proveniente da província homônima, na Tailândia. O registro mais antigo deste felino é datado de aproximadamente 1350, quando era tido como um gato capaz de trazer boa sorte.

Ele também é conhecido como Si-Sawat, que significa “cor da semente Sawat”, além de possuir uma simbologia especial: em seu país natal, diz que sua coloração está ligada à riqueza.

Essa raça foi apresentada sem muito sucesso na Inglaterra no fim do século XIX, e chegou aos Estados Unidos somente por volta de 1959, e na Europa (Alemanha) dez anos mais tarde.

É reconhecida pela Cat Fanciers Association (CFA), pela The International Cat Association (TICA) e também pela American Cat Fanciers Association (CCPA).

Quais as características do gato Korat?

Em geral, os gatos da raça Korat são de porte mediano, musculosos e fortes, aparentando serem meio atarracados, não à toa eles têm verdadeiro fascínio por saltos e por explorar locais mais altos.

É considerada uma das menores raças do mundo, pesando de 2 a 4 kg e chegando no máximo a 25 centímetros de altura. A cauda é longa e costuma ir afinando à medida que vai em direção à ponta.

A cabeça redonda lembra um coração quando vista de frente, com um nariz comprido e levemente arqueado na ponta. Os olhos são grandes e redondos, inseridos afastados, e com tonalidade verde-clara.

Bichanos mais novos, no entanto, podem apresentar olhos com coloração âmbar, chegando ao verde quando atingem entre 2 e 4 anos de idade. As orelhas são grandes, largas na base e bem pontudas.

A pelagem do Korat é curta e brilhante, com fios macios que lembram lã. Não apresenta subpelo e tende a ficar erriçado na região da coluna quando o gato se movimenta. Sua cor tradicional é uniforme azul ou prata, sem manchas ou listras.

Os membros posteriores costumam ser ligeiramente mais compridos do que os anteriores, e os pés ovais. O Korat é um gato que se desenvolve lentamente e só atinge sua maturidade por volta dos cinco anos.

Qual a personalidade do gato Korat?

A personalidade dos gatos da raça Korat é parecida com a da maioria dos gatos orientais, ou seja, eles costumam ser carinhosos, tranquilos e brincalhões.

Sua poderosa musculatura faz com que sejam alpinistas natos, capazes de realizar grandes saltos com pouco ou nenhum esforço aparente.

Dessa forma, é natural que sejam muito ativos e que necessitem de estímulos e brincadeiras constantes, além de não gostarem de ficar sozinhos por muito tempo.

É um gato muito comunicativo, chegando a ser vocal quando necessário. É sociável, embora prefiram ficar dentro de casa. Costumam conviver bem com cachorros tranquilos e crianças mais velhas, embora dê preferência aos seus.

Para o ambiente, quanto mais tranquilo e quieto, melhor. Apesar de não se dar muito bem com estranhos, é bastante ligado ao tutor, exigindo atenção e carinho.

Como foram venerados por muito tempo em seu país de origem, o gato Korat espera que o ser humano entenda suas vontades e as atenda, sendo bastante crítico.

Saúde e cuidados

O Korat não necessita de maiores cuidados, somente uma escovação semanal para a retirada dos pelos mortos, evitando assim que se formem bolas de pelo.

Os gatos dessa raça são em geral bastante saudáveis, e só há uma doença genética a qual o Korat é predisposto, chamada Gangliosidose.

A principal característica dessa condição hereditária é a ausência de uma enzima que contribui para o metabolismo de determinados lipídios, que estão presentes em neurônios do sistema nervoso central.

Com essa ausência, há um acúmulo de gordura dentro dos neurônios, gerando sintomas como andar incoordenado, fraqueza, tremores, convulsões, paralisia, entre outras alterações neurológicas.

Atualmente é possível saber se o seu gatinho possui Gangliosidose. Caso seja do seu interesse adotar um Korat, é muito importante levá-lo ao veterinário para verificar se está tudo em ordem com ele.

Crenças e curiosidades sobre o gato Korat

  • Quando comparados com suas fotos antigas, acredita-se que o Korat é o gato que mais se assemelha à sua aparência original;
  • Na Tailândia é costume presentear recém-casados com um gato Korat. O objetivo é levar prosperidade, fertilidade e boa sorte para o casal. O povo desse país acredita, inclusive, que um gato Korat nunca deve ser comprado, apenas recebido como presente;
  • Outra crença tailandesa associa essa raça a cerimônias para trazer chuva para cultivar arroz.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais