As 6 melhores raças de gatos para apartamento
Confira as melhores raças para se ter em apartamento!
Escolher uma raça de gato que mais se adequa ao seu perfil não é uma tarefa tão simples para quem é tutor. Embora os felinos sejam animais que se adequam bem a diferentes situações, a adaptação do animal a diferentes ambientes depende de uma série de fatores.
Por isso é tão importante levar em conta as características de cada raça na hora de escolher um gatinho para viver em apartamento. A personalidade do animal, porte e até tipo de pelo influenciam muito para que o felino se adapte melhor a ambientes menores.
Pensando nisso, o Amo Meu Gato preparou uma matéria muito legal para você sobre as 6 melhores raças para se ter em apartamento. Confira!
Índice de assuntos
1) Ragdoll
A lista não poderia começar com outra raça. O ragdoll (“boneca de pano”, em tradução livre) é uma verdadeira figura! Sua popularidade mundo afora não foi construída à toa. O que chama a atenção nessa raça é a personalidade brincalhona e doce.
Se adaptam muito bem à vida em apartamentos, e estão sempre dispostos a brincar, seja com adultos, crianças ou mesmo outros animais. Adoram correr atrás de bolinhas e outros objetos, sendo ideais para quem deseja o pet como parte de uma família com pequenos.
Quer saber mais sobre o Ragdoll? Clique aqui e confira tudo sobre essa adorável raça!
2) Scottish Fold
O “escocês de orelha caída” é outro gatinho excelente para se ter em apartamentos. Suas orelhas pequenas e dobradas para frente, característica mais marcante dos animais dessa raça, os tornam fofos à primeira vista!
São gatos muito inteligentes e carinhosos, sendo considerados ótimos companheiros. Não apresentam problemas no convívio com outros animais e, praticamente, não miam — com exceção das fêmeas quando estão no cio.
É facilmente adaptável a novas situações, o que se deve ao seu temperamento dócil e sua pouca necessidade de espaço. Adoram passar mais tempo no colo do que correndo atrás de objetos, portanto se prepare para mimá-lo bastante!
Clique nesse link e confira tudo sobre o Scottish Fold!
3) Maine Coon
Você conhece o gigante Maine Coon? Uma das maiores raças de gato, o que tem de tamanho esse bichano tem de gentileza e tranquilidade. Mas não se engane com o seu tamanho: por se adaptar com facilidade a ambientes menores, o Maine Coon é ótimo para criação em apartamentos.
A principal característica do comportamento do Maine Coon é a docilidade extrema, fazendo dele um gato meigo e companheiro. Dá-se bem com outros gatos e outros animais de estimação.
Duas características interessantes do Maine Coon são o seu miado, que mais parece um grilo, e o fato de que a maioria dos gatos dessa raça não gosta de estar no colo, apreciando apenas a proximidade das pessoas.
Se você ainda não conhece o Maine Coon, é só clicar aqui e aprender tudo sobre esse gigante!
4) Burmês
Também conhecido como Burmese, esse gato de olhos grandes e expressivos é outra ótima opção para viver em apartamentos. Os gatos da raça Burmês são conhecidos por serem bastante curiosos e inteligentes.
A personalidade deles é adorável, pois são brincalhões e um pouco comunicativos, com voz forte, menos rouca do que a do Siamês. É importante estarem sempre em atividade, ou ficarão entediados.
Essa raça é perfeita para o convívio com crianças, visto que são companheiros incansáveis e bastante pacientes, sendo também receptivos a outros animais, embora costumem ser dominantes com outros gatos.
Quer saber mais sobre o Burmês? É só clicar aqui e conferir!
5) Persa
A quinta raça da lista é talvez a mais popular mundo afora: o famoso gato Persa! Com seu focinho curto e carinha achatada, esse gato já ganhou o coração de inúmeros tutores por aí.
Mas não é apenas a sua carinha fofa que faz o Persa ser tão amado. Ele é um gato bastante gentil e carinhoso, facilmente adaptável ao ambiente familiar com crianças e outros animais de estimação. Ele é uma ótima escolha para quem prefere animais mais calmos e para criação em apartamento.
Quer saber mais sobre o Persa? Clica aqui!
6) Exotic Shorthair
A última raça da lista vai dar em você um sensação de déjà vu. E isso não é à toa. O Exotic Shorthair foi criado a partir da tentativa de alguns criadores de melhorar a aparência do American Shorthair introduzindo um gene de pelagem castanha no Persa.
Ou seja, o focinho curto e achatado é uma herança dos Persas. A personalidade é o principal motivo pelo qual o Exotic Shorthair é tão popular. Esse gatinho é bastante sossegado no geral. Odeia ser deixado sozinho, já que costuma ser muito apegado ao tutor, de quem adora receber carinho.
Você merece conhecer tudo sobre esse gatinho adorável aqui!