Como deixar o seu lar mais confortável para um gato idoso

Dicas infalíveis para cuidar do seu gato idoso em casa. Surpreenda-se com os resultados!

Ter um gato idoso em casa é uma dádiva. A experiência estampada nas feições do bichano é sinônimo de uma amizade bonita e longeva, que provavelmente ultrapassou gerações.

Nesse cenário, a casa passa a ser uma extensão tanto do tutor quanto do gato, já que ele conhece cada cômodo, tem os seus lugares preferidos para relaxar e o cheiro dele está espalhado por cada cantinho dela.

Mas a idade chega para todos, não é mesmo? E com os felinos não é diferente. Com o tempo, eles estão sujeitos a desenvolver problemas que podem dificultar o trânsito livre pela casa.

Cabe ao tutor observar essa nova demanda e deixar o ambiente seguro para o amiguinho crescido. Aqui vão algumas dicas de como fazer da sua casa (e casa dele) um ambiente mais confortável para o seu bichano!

Caixa de areia

A velhice felina é uma coisa bastante séria. Assim como nós, os gatos tendem a desenvolver uma série de problemas de ordem física que acabam limitando coisas básicas para o gatinho.

Problemas na visão, audição, coluna, artrite e articulações são condições bastante comuns de serem desenvolvidas nesse estágio. Portanto, se faz mais do que necessário adaptar o que for possível para o maior conforto do animal.

Um gato senil, além de não ser tão ágil quanto em outros momentos, também sofre com problemas de bexiga e intestino. Nesse caso, a caixa de areia deve ser posicionada de maneira que ele possa alcançá-la com o mínimo de esforço possível. O ideal é ter duas ou mais espalhadas em diferentes pontos da casa.

Caixas de areia com as bordas mais baixas também são uma boa pedida, já que isso facilitaria o trânsito do animal uma vez que não sentiria dor durante a entrada ou saída da caixa.

Mantenha as brincadeiras

É de se esperar que o ritmo das brincadeiras caia bastante conforme o felino vá envelhecendo, afinal, ele agora é um senhor de idade. No entanto, a diversão não pode ser completamente esquecida.

Brincar não é somente um passatempo para os animais, mas também uma forma de mantê-los fortes e saudáveis. Com a maior dificuldade para realizar atividades físicas naturais, brincar mantém o organismo deles em melhor funcionamento.

Portanto, ainda que a necessidade de sonecas e quietude aumentem com o passar do tempo, procure investir em diversões mais calmas e brinquedos diferentes para chamar a atenção do seu felino.

Facilite o acesso aos locais preferidos dele

Todo bichano tem os lugares preferidos da casa para ficar, mais ainda se ele já está na família há muitos anos. Se o cantinho preferido da casa estiver começando a se tornar um desafio de acesso para ele, que tal dar uma mãozinha para facilitar?

Escadas específicas para gatos, banquinhos ou cadeiras podem ajudar muito o animal na hora de acessar lugares que se tornaram complicados por conta das limitações físicas dele. É importante sempre verificar a firmeza e qualidade dos produtos para evitar que ele venha a sofrer lesões ou escorregões.

Outras dicas

  • Procure manter a casa, principalmente os corredores, muito bem iluminados durante a noite. Isso evitará que o bichano sofra algum acidente por conta de problemas de visão;
  • Caso a audição do seu gato não esteja tão boa quanto antes, evite se aproximar dele por trás, pois isso fatalmente irá assustá-lo bastante;
  • Evite mudar os móveis de posição para que nenhum obstáculo seja criado para a locomoção dele;
  • Muito cuidado com a alimentação nessa fase. Caso ele apresente problemas de mastigação, invista nas rações úmidas, como enlatadas ou sachês.
  • Faça visitas regulares a um veterinário para certificar-se de que a saúde dele anda em dia, apesar da idade.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais