Como identificar e tratar otite em gatos?
Saiba como identificar otite em gatos!
Embora não seja muito comum nos felinos, a otite (inflamação no ouvido) é um problema que pode acometer os bichanos a qualquer momento, então é preciso estar atento e saber identificar os principais sintomas da doença.
Para isso, o Amo Meu Gato traz para você um artigo bem legal com tudo o que você precisa saber para reconhecer, tratar e prevenir a otite em gatos. Quer saber como? Então vem com a gente!
Índice de assuntos
Os diferentes graus da otite
Como colocado acima, a otite não costuma ser tão comum em gatos, mas isso não livra os bichanos de desenvolverem esse problema, especialmente sem uma higienização adequada da região.
A otite em gatos pode ser dividida em três tipos:
- Otite externa: a inflamação ocorre na parte externa e visível do ouvido, sem atingir o tímpano;
- Otite média: trata-se de um agravamento da otite externa, e ocorre quando a membrana do tímpano se rompe;
- Otite interna: é o agravamento da otite média ou acontece a partir de um trauma. Ocorre a inflamação da parte interna, onde ficam os ossos e o nervo acústico, e causa muita dor.
Quais as causas da otite em gatos?
A otite em gatos ocorre mais comumente por conta da má higienização do ouvido do animal. Ela é de dois tipos principais: parasitária, quando é causada por ácaros, ou infecciosa, quando causada por bactérias.
No primeiro caso, a proliferação dos aracnídeos na região é o que provoca a inflamação, incômodo e causa muita coceira no ouvido do bichano. No segundo caso, a doença ocorre por conta de umidade, o que costuma acontecer depois de o gato tomar banho.
Quais os principais sintomas da otite em gatos?
Os sintomas da otite em gatos geralmente variam conforme o grau da inflamação. A otite externa, e mais superficial, é a mais fácil de cuidar, enquanto a interna, mais profunda, é a mais difícil.
Os sintomas de otite em gatos mais comuns são:
- Coceira excessiva;
- Feridas (com sangramento ou pus);
- Cera escura na borda da orelha;
- Surdez;
- Sacudir a cabeça com frequência;
- Vermelhidão;
- Mau cheiro;
- Dor.
Como tratar a otite em gatos?
Como já vimos, a otite é uma doença que começa na parte externa do ouvido e vai se agravando até chegar na parte interna. Portanto, qualquer tratamento vai depender do estágio em que a doença se encontra, ou seja, a região que atingiu.
É importante ressaltar que o tutor não deve medicar o gato por conta própria, e sim procurar um veterinário caso desconfie que o animal está apresentando algum sintoma compatível com a doença. Somente ele, através de uma série de exames no animal, poderá confirmar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
Se o problema for de origem infecciosa, por exemplo, o tratamento recomendado será através de antibióticos. Em casos mais graves, também poderá ser necessário fazer uma lavagem no local.
Como prevenir a otite em gatos?
Ainda que não seja uma doença muito comum entre os felinos, todo cuidado é pouco! E a melhor forma de lidar com essa doença é fazendo uma prevenção adequada.
O tutor deve limpar a orelha do gato com frequência fazendo uso de produtos específicos, como um removedor de cera para animais. Durante a limpeza, não use cotonetes e objetos pontiagudos. Um pedaço de algodão ou gaze serão suficientes.
Além disso, é preciso ter cuidado com a umidade — especialmente se o seu gato que gosta de se molhar — e verificar a região semanalmente. Assim, você garante que o ouvido do seu bichano está protegido e livre de problemas.