Estudo descobre o que os gatos veem quando estão olhando para o “nada”
Descubra se os gatos enxergam ou não espíritos!
Os gatos são animais cercados de misticismos. Há quem acredite que eles são sensitivos e capazes de ver espíritos, motivo pelo qual ficam parados olhando para o nada muitas vezes. Mas teriam eles algum tipo de visão sobrenatural?
Aparentemente, a ciência descobriu uma resposta para esse curioso comportamento. Serão mesmo espíritos? Vem com a gente que o Amo Meu Gato conta tudo para você!
Índice de assuntos
Como funciona a visão felina?
Ainda existem muitas informações desencontradas a respeito da visão felina. Eles enxergam no escuro? A visão deles é melhor do que a nossa? São tantas dúvidas que a gente fez um artigo bem legal com tudo bem explicado para você — para acessar, basta clicar aqui.
Basicamente, a visão dos gatos é tão boa quanto eles precisam que seja. Quando comparada a dos humanos, apresenta vantagens e desvantagens, mas isso não significa que há algo de errado com eles, pelo contrário.
Por que eles ficam olhando para o nada?
Como já colocado acima, existe uma mística tão grande em cima dos gatos que há quem acredite que eles são capazes de ver espíritos. Mas é isso mesmo o que eles veem quando olham para o nada?
A resposta é não. Pelo menos de acordo com um estudo publicado na Proceedings of the Royal Society, realizado pelo biólogo Ronald Douglas e pelo neurocientista Glenn Jeffery.
Nele ficou provado que os gatos realmente estão vendo algo que nós não enxergamos, mas não são espíritos: são os raios ultravioletas. Nós não conseguimos enxergá-los por conta da estrutura dos nossos olhos, mas eles são capazes.
O que isso muda na visão deles?
A capacidade de enxergar os raios ultravioletas (ou seja, acima do espectro violeta) impacta na forma como os gatos veem. Como exemplo, nós enxergamos as cores de forma sólida, de modo que quando olhamos uma folha de papel, vemos apenas a cor branca.
Já os gatos conseguem observar marcas e texturas que podem ser vistas somente através desse espectro. Por isso, algo simples para nós, como uma folha de papel branca, atrai tanto a atenção dos bichanos.
E essa é a explicação para eles ficarem parados olhando para o “nada”. Eles estão, na verdade, vendo diferentes manchas e nuances que somos incapazes de perceber.
Uma boa forma de entender como isso funciona é colocar luz negra em um ambiente. Ao fazer isso, podemos enxergar manchas antigas no sofá, detalhes de sujeira na parede, entre tantas outras coisas que não estão visíveis sem o uso da luz.
Eles enxergam tudo isso naturalmente. Uma mancha de xixi no sofá que já foi limpa há muito tempo ainda consegue ser visualizada pelos peludos. Como certeza, o mundo é muito mais interessante na visão dos gatos.