Faz mal para o gato comer insetos?
Saiba agora se faz mal gato comer inseto!
Os gatos são animais com os instintos de caça bastante aguçados, herança de seus dias selvagens. Por conta disso, é mais do que natural que eles procurem se divertir caçando alguns pequenos insetos.
Embora seja uma atividade comum nos gatos, vê-los correndo atrás de bichos é sempre uma experiência tensa para os tutores, já que não se sabe ao certo o que pode ou não fazer mal para os bichanos.
Mas realmente faz mal ao gato comer insetos? O Amo Meu Gato responde para você!
Índice de assuntos
Por que gatos caçam insetos?
Como posto acima, caçar pequenos insetos é um hábito comum entre os gatos. A maior motivação é o instinto de caça, a possibilidade de se apropriar de uma presa, que pode ou não oferecer alguma resistência durante o processo.
Os insetos costumam ser presas bastante atrativas, e não é sempre que eles têm a intenção de comer o inseto. Ficar à espreita tentando pegá-lo é mais uma brincadeira do que uma necessidade de alimentação.
As fêmeas costumam ter esse instinto ainda mais aflorado por conta da necessidade de alimentar seus filhotes. E embora a situação gere muita tensão — e até certo nojo, convenhamos! — esse hábito não costuma causar grandes problemas para os bichanos.
Se você ainda não viu o seu amiguinho peludo comendo um ser pequeno, como uma lagartixa ou uma mosca, saiba que é somente uma questão de tempo! E mais do que isso: os “gateiros” de primeira-viagem devem ter em mente que também é comum para eles exibirem o troféu da caça!
Isso mesmo. Eles oferecem o inseto morto aos tutores como uma demonstração do apreço deles pela pessoa querida. Portanto, antes de sair por aí brigando com o animal, saiba que isso pertence aos instintos dele e que pode ser até uma prova de amor.
Comer inseto faz mal para o gato?
A resposta objetiva é não, não faz mal para o gato comer insetos. Claro que existem situações que irão fugir à regra, mas, de modo geral, o bichano não terá maiores problemas.
Portanto, não precisa ficar desesperado caso veja o seu amiguinho com algum inseto na boca, pois, na grande maioria das vezes, não irá gerar problemas de saúde (a não ser que se trate de um inseto venenoso, claro).
Alguns insetos — além dos que são venenosos — podem ser hospedeiros de patógenos (vírus, bactérias ou parasitas, que provocam doenças), porém, a quantidade não trará consequências para gatos domésticos considerados saudáveis.
Mas se ingestão de pequenos insetos, em geral, não causa malefícios para o animal, tampouco traz benefícios para a sua saúde, motivo pelo qual esse comportamento não deve ser incentivado.
Caso o seu amiguinho coma insetos com frequência, um veterinário deve ser consultado para determinar a causa do hábito desequilibrado.
Quando é preciso se preocupar?
A pergunta que fica é: quando devo me preocupar? Existem “brechas” para preocupação nesse tipo de comportamento, embora ele seja puramente movido pelo instinto do animal.
A preocupação mais óbvia é quando se trata de um inseto venenoso, como colocado anteriormente. No entanto, se o gato começa a pegar insetos maiores — como baratas, por exemplo —, a situação pode se tornar mais preocupante.
Esses tipos de insetos, além de serem de uma classe de tamanho já maior, vivem em esgoto, o que pode trazer, de fato, problemas de saúde para os bichanos. Os mais comuns, nesse caso, são as infecções gastrointestinais.
Os insetos com exoesqueleto (uma camada resistente que cobre o corpo de alguns invertebrados), se ingeridos, também podem trazer problemas para o felino. Dentre eles, estão:
- Vômito;
- Diarreia;
- Irritações no sistema digestivo.
Os sintomas tendem a durar pouco tempo na maioria dos casos, mas não deixam de ser desagradáveis e incômodos ao animal. Caso o inseto ingerido seja hospedeiro do parasita Physaloptera (muito comum em baratas, besouros e grilos), ele pode desenvolver uma infecção intestinal mais séria e de difícil diagnóstico. Porém, isso é mais raro de acontecer.
Como prevenir?
A maneira mais eficaz de evitar problemas é prevenir. Uma boa forma de prevenção é colocar telas do tipo mosquiteiro nas janelas e protetores embaixo da porta. Outra alternativa é deixar os ralos tampados. Essas medidas visam diminuir a entrada de insetos no local.
Caso você note que o seu bichano está brincando com algum inseto que pode oferecer riscos à saúde dele, interrompa a brincadeira imediatamente e retire o inseto de perto.
Se ele chegar a engolir antes que você o impeça, é preciso ter atenção ao comportamento do bichano nas horas subsequentes. Alguns sintomas que podem surgir são:
- Apatia;
- Cansaço maior que o habitual;
- Inchaço na boca;
- Vômito;
- Diarreia;
- Desconforto abdominal;
- Miados excessivos (podem indicar dor).
Se qualquer um desses sinais estiver presente, leve-o a um veterinário. Somente um profissional poderá avaliar o quadro de forma geral e indicar o melhor tratamento para uma pronta recuperação do seu amiguinho.