Gato engasgou? Veja o que fazer!

Saiba o que fazer caso o seu gato engasgue!

Um dos grandes medos dos tutores é que o gato possa engasgar. Além das tão famosas bolas de pelo, existem outras formas de o seu amiguinho peludo tem problemas desse tipo.

Nesse caso, o que fazer caso o seu gato se engasgue? Não sabe? Não se preocupe, porque o Amo Meu Gato explica para você!

Quais são as causas de um gato engasgado?

Como já colocado, a principal causa de engasgo nos bichanos são as bolas de pelo, também conhecidas como tricobezoar. Essas bolas se formam por conta dos pelos mortos que os felinos acabam engolindo enquanto se banham.

Além de gerar incômodo no animal, ele geralmente tem bastante dificuldade para expeli-la do organismo. Como nem sempre conseguem, os quadros de engasgo acabam sendo relativamente comuns nos felinos.

Outra causa de engasgo frequente nos bichanos é quando eles acabam engolindo uma peça de brinquedo ou algum objeto pequeno que decidiu que deveria colocar na boca.

Esse problema é ainda maior, uma vez que os itens podem obstruir a entrada de ar para o pulmão e deixar o gato asfixiado (um claro caso de emergência veterinária). É preciso, portanto, que o tutor esteja sempre atento para impedir que o animal engula qualquer coisa.

Alguns sinais de que o gato está engasgado são:

  • Falta de ar;
  • Tentativa de vomitar;
  • Esfregar a cabeça no chão;
  • Colocar a pata no focinho frequentemente;
  • Salivação excessiva;
  • Tosse.

Como evitar que o gato se engasgue?

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas no dia a dia dos bichanos para que eles não tenham problemas de engasgo. Abaixo seguem algumas delas.

Escovar a pelagem do gato regularmente

Escovar a pelagem do animal com frequência é extremamente importante pois ajuda a remover o excesso de pelos mortos e, consequentemente, reduz as chances de formar bolas de pelos no organismo felino quando ele se lamber.

Não dê brinquedos muito pequenos para o animal 

Gatos são muito curiosos e gostam de usar a boca para manipular alguns objetos. Nesse caso, brinquedos muito pequenos viram um risco para os engasgos.

Dê preferência àqueles que não podem ser facilmente comidos. O ideal é guardar itens pequenos em lugares que o pet não alcança, evitando deixá-los espalhados pela casa.

Alimentação rica em fibras 

Uma alimentação rica em fibras melhora a saúde do intestino do animal, permitindo um melhor processo digestivo. Uma ração de boa qualidade é fundamental para manter a saúde do pet em dia.

Investir na criação indoor 

O ambiente dentro de casa é muito mais controlado do que na rua, o que diminui e muito as chances do animal de engasgar com algum objeto.

Saiba como desengasgar um gato

Noções de primeiros socorros podem ajudar (e muito!) caso o seu amigo peludo esteja sofrendo com algum engasgo. Para ajudá-lo, você tem a opção de utilizar as mãos e tentar retirar o objeto enquanto ele ainda estiver na região da garganta ou aderir à manobra de Heimlich.

Para retirar o objeto responsável pelo engasgo, basta segurar o gato, colocar uma das mãos na cabeça dele e, com a outra mão, abrir delicadamente a boca do gatinho.

Fazendo uso de uma lanterna, olha com cuidado e veja se consegue identificar detectar o motivo da obstrução e tente puxar o item com os dedos. Se não encontrar nada em um primeiro momento, puxe gentilmente a língua do gato para fora para verificar o fundo da garganta.

Para executar a manobra de Heimlich, o tutor deve segurar o gato no colo de forma que ele fique sentado e com a cabeça ereta. Cruze então as mãos e posicione-as na barriga do animal, e empurre delicadamente a barriga com movimentos rápidos. Caso o gato ainda pareça engasgado depois de cinco tentativas, procure um veterinário imediatamente.

Vale lembrar que essas dicas só valem quando o motivo do gato engasgado é algum objeto estranho. No caso de bolas de pelos, os animais conseguem expelir naturalmente, sem a necessidade de ajuda.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais