Gato pode comer batata?
Descubra se o seu bichano pode comer batata!
Muitos tutores ainda pensam que não existem restrições para oferecer comidas “humanas” para os gatos. A verdade é que muitas delas podem fazer muito mal para a saúde dos bichanos, e, portanto, devem ser completamente evitadas.
Por outro, alguns alimentos não só não fazem mal, como podem ser bem nutritivos para os felinos. Mas em qual desses casos a batata se encaixa? Será que os gatos podem comer batata? O Amo Meu Gato explica para você!
Índice de assuntos
Conhecer a dieta dos felinos é fundamental
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que os felinos são animais carnívoros. Isso significa que a base da alimentação dos bichanos é a carne, com as gorduras e proteínas que ela oferece.
Isso significa que eles não podem comer nada além de carne? Não, não significa. Porém, qualquer outro tipo de alimento não irá oferecer o que é necessário para que o animal se mantenha saudável.
Qual o alimento ideal para o gato doméstico?
Então devo alimentar o meu gato com carne? Não, isso também não seria correto. Nesse artigo você encontrará todas as razões possíveis para não oferecer carne crua ao seu amiguinho.
O alimento ideal para qualquer gato doméstico é a ração que estamos acostumados a comprar. Vale ressaltar que a qualidade da ração é muito importante. Dê preferência às que sejam premium ou super premium.
A ração contém tudo o que o seu gatinho precisa para se desenvolver forte e saudável. É a alimentação mais nutritiva e balanceada que o seu bichano pode receber, portanto ela deve ser a base da dieta dele. Qualquer outra coisa que você venha a dar não pode substituí-la.
Afinal, gato pode comer batata?
Sim, gato pode comer batata (e o mesmo vale para a batata-doce, você pode ver clicando aqui). Esse tubérculo, além de não ser tóxico para os bichanos, pode ser oferecido como petisco, complementando a alimentação.
A batata também é nutritiva para os gatos, já que possui vitaminas do complexo B, vitamina A e C, além de minerais essenciais para o funcionamento do organismo, entre eles o potássio, selênio, ferro e magnésio. Ainda é rica em fibras, o que regula o intestino dos felinos.
Vale a ressalva de que a batata não deve ser oferecida em excesso, uma vez que possui grande quantidade de carboidratos, fórmula para sobrepeso e possível quadro de diabetes.
Ofereça batata como petisco
As batatas devem ser oferecidas aos bichanos como um petisco, ou seja, como um complemento à alimentação principal. Você pode dá-las algumas vezes por mês, não mais do que isso.
Para os gatinhos que já apresentam quadro de sobrepeso ou diabetes, a batata deve ser completamente evitada. Os carboidratos podem aumentar a glicose no sangue e causar problemas de saúde.
Como a batata deve ser dada?
A maneira correta (e mais segura) de servir batatas para o seu gato é cozinhá-las em água, sem adição de sal ou quaisquer outros temperos. Em hipótese alguma as ofereça cruas: a batata contém uma substância chamada solanina, que é tóxica para os bichanos.
Batata frita também deve ser evitada, pois frituras não são indicadas para a alimentação felina, especialmente para animais já acima do peso. O alimento é rico em gorduras que podem irritar o intestino dos animais e causar sintomas como diarreia e desconforto abdominal.