Gato pode tomar mel?

Saiba se os gatos podem tomar mel!

O mel é um alimento bastante tradicional em praticamente todas as culinárias do mundo, além de oferecer poderosas propriedades medicinais. Existem estudos que apontam que esse adoçante natural é bom para o fortalecimento do sistema imunológico e o alívio de sintomas de resfriado.

Mas será que os gatos podem tomar mel? O Amo Meu Gato conta para você!

Quais os hábitos alimentares dos bichanos

Antes de entender se os felinos podem ou não tomar mel, é preciso saber como funciona a dieta desses animais, ou seja, conhecer seus hábitos alimentares. Os felinos são carnívoros, ou seja, sua dieta é essencialmente à base de carne.

Os bichanos são os chamados carnívoros estritos, enquanto os cães, por exemplo, são carnívoros flexíveis ou ocasionais, já que também podem comer alimentos de origem vegetal.

Essas informações, inclusive, são fundamentais para que as rações desses animais sejam montadas com os nutrientes necessários para que se mantenham saudáveis.

Afinal, os gatos podem ou não tomar mel?

A resposta mais correta para essa pergunta é sim e não. Isso porque, embora não existam relatos de que o mel faz diretamente mal para os bichanos — ao contrário de outros alimentos, como uva e chocolate, que são tóxicos para eles —, não é recomendado que seja oferecido aos gatos de maneira irrestrita.

Vamos entender abaixo alguns motivos para isso.

Os gatos não sentem o sabor doce da mesma maneira que os humanos

O primeiro motivo pelo qual não é recomendado oferecer mel para o seu gato é entender que os felinos não contam com os mesmos receptores de sabor doce que os humanos. 

A título de comparação, enquanto seres humanos possuem cerca de 9 mil papilas gustativas, e os cães aproximadamente 1.700, os bichanos têm somente 470, sendo que nenhuma delas é programada para processar sabor doce!

Ou seja, o tutor que oferece mel para o gato achando que ele irá se deliciar com aquela substância, está cometendo um terrível engano, pois ele nem irá sentir o sabor!

O mel pode ficar grudado no bigode e irritar o animal

As vibrissas, popularmente conhecidas como bigode, são pelos mais grossos que possuem raízes profundas, ligadas a uma área repleta de células sensoriais do animal. A estrutura é fundamental para o desempenho de diversas funções, tais como equilíbrio, noção espacial e captação das vibrações do ambiente. 

Os bigodes são tão sensíveis, que mesmo o peso da água pode causar incômodo ao felino, visto que isso poderia afetar diretamente as funções acima citadas. O mel, com uma textura tão pegajosa, causaria ainda mais desconforto para o animal. Portanto, é melhor o mel ser evitado.

O mel é um alimento muito calórico

O mel é um alimento naturalmente bastante calórico. E além de fornecer calorias desnecessárias para a dieta dos bichanos, o mel também adiciona muitas calorias ruins para a saúde nutricional dos felinos.

Os gatos, que já têm uma tendência natural para o ganho de peso — principalmente os castrados —, correram enorme risco de sobrepeso caso passem a consumir mel com regularidade. Portanto, p mel deve ser evitado.

Qual deve ser a base da alimentação para os bichanos?

Caso você esteja se perguntando qual deve ser a base da alimentação dos felinos, a resposta é bem simples: a ração. Essa ainda é a forma mais indicada para que seus gatos tenham uma alimentação melhor e mais saudável, já que ela foi pensada para suprir todas as necessidades nutricionais do bichano.

Mel ou quaisquer outros alimentos diferentes da ração devem ser administrado como petisco, ou seja, devem ser dado em poucas quantidades, nunca como base da alimentação.

Alguns petiscos seguros para os gatos

Já que o mel não é um alimento totalmente proibido para os felinos — visto que não é tóxico — ele não é dos mais recomendados por conta dos fatores acima citados. No entanto, existem petiscos que são ótimos para fazer um agrado, além de funcionarem muito bem como reforço positivo! 

Mesmo que os felinos sejam exclusivamente carnívoros, as fibras encontradas nas frutas e legumes auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal, e, portanto, são bastante recomendadas como petiscos. Alguns exemplos são:

  • Banana;
  • Maçã;
  • Cenoura;
  • Melão;
  • Melancia.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais