Maneki Neko, o gato japonês da sorte

✋🤚 Entendendo os Gestos do Maneki Neko: Pata direita? Esquerda? Ambas? Cada gesto tem seu significado!😻

Você já ouviu falar do “Maneki Neko”, também conhecido como “gato da sorte japonês”? Talvez não, mas certamente já se deparou em algum momento com a estatueta de um gatinho com uma das patas espalmada, como se estivesse acenando.

“O gato que acena”, em tradução literal, é mais um dos inúmeros misticismos que cercam os bichano. Diz-se que a estatueta tem o poder de trazer boa sorte e até proteger seu dono contra doenças e maus espíritos.

Ficou interessado? O Amo Meu Gato conta tudo para você!

O misticismo em torno dos gatos

Como já é de conhecimento popular, gatos são tidos como seres místicos há milênios. No Egito Antigo, por exemplo, os bichanos eram cultuados como divindades, não à toa a deusa do amor e da fertilidade, Bastet, é representada por uma figura com corpo de mulher e cabeça de gato.

E o lado oriental do globo não fica para trás. São inúmeros os relatos e crenças de que os felinos atraem boa sorte, além de protegerem seus donos contra maus espíritos.

As crenças não são completamente infundadas, pelo contrário, elas são embasadas em histórias reais. Em 1602, um decreto imperial libertou todos os gatos do Japão, visando tirar vantagem da habilidade de caça natural dos felinos para controlar pestes, especialmente nas comunidades que praticavam sericultura.

Ainda que o comércio de seda tenha sofrido grande recessão, o papel dos gatos na sobrevivência do povo não foi esquecido. Ele acabaram permanecendo na história como talismãs para a prosperidade de um negócio.

Para o povo oriental, no entanto, a boa sorte não era proveniente somente da presença dos gatos, mas dos cuidados dispensados a eles pelos tutores.

Há um provérbio japonês que fala que “se você matar um gato, ele assombrará sua família durante sete gerações” (neko wo koroseba nanadai tataru). Esse provérbio indica como deve ser a relação entre humanos e felinos: cuide deles, e eles cuidarão de você.

A origem do gato japonês da sorte

Para quem não conhece o gato japonês da sorte, ou Maneki Neko, como é chamado, trata-se daquela figura de um gatinho que parece estar acenando para quem o vê.

Na verdade o gesto não é bem um aceno. No Japão significa chamar, convidar alguém. É assim que um professor chama um aluno ou uma mãe chama um filho, por exemplo.

São muitos os significados e origens por trás do Maneki Neko, no entanto três lendas são mais difundidas.

A lenda do Templo Gotoku-ji

A primeira delas se passa no século XVI, no Japão, mais precisamente no Templo Gotoku-ji. Segundo a lenda, Li Naotaka, um nobre da região, se abrigava em uma árvore próxima ao local durante uma forte tempestade.

Ao olhar na direção Templo, Naotaka observou um gato que parecia acenar para ele. Intrigado, o nobre seguiu em direção ao animal, deixando o seu abrigo. Poucos instantes depois, a árvore em que estava foi atingida por um raio.

Naotaka ficou imensamente agradecido por aquele gatinho ter salvo a sua vida. O nobre então direcionou as suas riquezas para restaurar o Templo — que passava por sérios problemas — e passou a frequentá-lo com a sua família.

Após o falecimento da gatinha, que se chamava Tama, Naotaka pediu que uma estátua para a felina salvadora fosse construída, sendo referência para o Neko da sorte. 

A gueixa e o gato

A próxima lenda por trás da origem do Maneki Neko é um pouco triste. Ela conta que uma gueixa tinha como companheiro um gatinho pelo qual tinha imensa estima.

Certo dia, o felino pulou em sua direção com as garras armadas. Um homem que estava próximo, prevendo o ataque do bichano, sacou a espada e desferiu um golpe contra o animal.

No entanto, o gatinho não tinha a intenção de atacá-la e sim defendê-la de um cobra. A mulher ficou tão triste que o homem decidiu fazer uma estatueta do bichinho a fim de consolá-la.

A anciã

A outra lenda sobre o gato da sorte japonês conta que uma velha senhora tinha um gatinho de estimação. Ela era muito apegada ao animal, mas com graves dificuldades financeiras, não conseguiu mais cuidar dele e decidiu doá-lo.

Inconsolável, ela pediu aos deuses que a ajudassem. Na mesma noite, ela teve um sonho com o gatinho, que a orientava a fazer estátuas de barro com a imagem dele, pois isso traria boa sorte a ela.

No dia seguinte, ela atendeu ao pedido do bichinho, fazendo figuras dele lavando o rostinho com a pata. A ação foi um sucesso, e todos compraram as estatuetas. A anciã então pode viver com melhores condições.

O significado das cores do Maneki Neko

Embora o Maneki Neko mais popular e tradicional seja o de cor branca, essas estatuetas podem aparecer em diferentes cores, cada uma delas trazendo um significado. Vamos a elas:

  • Branco: traz sorte e felicidade;
  • Preto: afasta os maus espíritos e protege de doenças;
  • Amarelo: traz boas amizades e relacionamentos;
  • Azul: ajuda a realizar os sonhos;
  • Vermelho: protege contra os espíritos malignos e doenças;
  • Prateado: traz saúde e longevidade;
  • Verde: traz sucesso acadêmico e profissional;
  • Rosa: sucesso no amor e nos negócios;
  • Dourado: traz riqueza e prosperidade.

O significado das patas do Maneki Neko

A estatueta mais popular é do gatinho com a mão direita levantada, mas houve diversas modificações ao longo do tempo, cada uma delas com um significado.

Alguns sugerem que a pata direita levantada é mais utilizada para residências, lojas e empresas, enquanto que o Maneki Neko com a pata esquerda levantada é mais utilizado por estabelecimentos noturnos como bares, casas de shows e restaurantes.

  • Pata direita levantada: sorte e fortuna;
  • Pata esquerda levantada: mais clientes ou visitantes;
  • Com as duas patas levantadas: sorte em dobro;
  • Com sino de ouro: sorte, proteção e prosperidade;
  • Com lenço vermelho: chama a atenção e traz boas energias;
  • Com moeda de ouro: ajuda a manter a riqueza material;

Curiosidades

O Maneki Neko é tão popular no Japão que ganhou um dia só para ele: 29 de setembro. Nessa data, escolhida pela Associação de Turismo de Seto, na Província de Aichi, acontece um festival onde centenas de Gatos da Sorte são espalhados por toda a cidade.

As crianças — assim como os adultos — percorrem as ruas com os rostos pintados como o Maneki Neko. A cidade de Seto, inclusive, possui um museu somente para esse personagem histórico.

Outra curiosidade é que o Maneki Neko também recebe homenagens nos desenhos animados — ou animes, como são conhecidos no Japão. Um exemplo é o gato Meowth, da série Pokémon, que foi inspirado no gato da sorte.

E se você estiver se perguntando qual raça serviu de inspiração para a figura do Maneki Neko, saiba que ele é um Bobtail Japonês! Isso mesmo.

O Amo Meu Gato, inclusive, já preparou um texto bem legal para você sobre esse gatinho adorável: . Só clicar: A Raça Bobtail Japonês!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais