O bigode do gato cai?

As vibrissas, ou bigode do gato, são parte fundamental da estrutura dos felinos. Mais do que a parte estética, elas exercem funções absolutamente essenciais no dia a dia deles, sem as quais a vida do bichano seria infinitamente mais complicada.

Dentre outras coisas, as vibrissas são importantes, por exemplo, para que o gato consiga detectar vibrações no ambiente, para a sua noção do espaço, identificar a pressão do ar e ainda ajudam no equilíbrio do animal.

Além de tudo isso, o bigode também auxilia na comunicação, já que conseguem indicar o estado de espírito do felino naquele momento. Se ele está encolhido ou para trás, geralmente é um indicativo de que eles estão na defensiva, assustados ou desconfortáveis. Voltadas para a frente significa que ele está entusiasmado, curioso e mais relaxado.

Portanto, é mais do que natural que os tutores fiquem preocupados quando observam que algumas delas caíram, não é mesmo? Mas será que isso é anormal? E como saber se o bigode do felino está saudável? Vamos conferir essas respostas a seguir.

É normal que o bigode do gato caia?

Vale ressaltar, em primeiro lugar, que as vibrissas nada mais são que pelos grossos do animal. O grande diferencial é que eles funcionam como antenas, pois estão em contato com um área que possui uma quantidade enorme de células sensoriais.

Na condição de pelos, é natural pensarmos que eles podem sofrer quedas em algum momento, não é mesmo? Portanto, não se desespere caso você encontre uma vibrissa inteira do seu bichano caída pela casa.

E caso você esteja se perguntando, sim, as vibrissas caídas voltarão a crescer naturalmente. Elas crescem, em média, 1 centímetro por mês. Então, logo, logo o bigode do seu amiguinho vai estar bem cheio de novo!

No entanto, aqui vai uma ressalva: caso as vibrissas do seu bichano estejam caindo com uma frequência acima do normal, fique atento. Pelos mais fracos podem indicar que o animal está com problemas de ordem nutricional. Procure um veterinário para que ele possa fazer os exames adequados e diagnosticar o quadro de forma correta.

Posso cortar o bigode do meu gato?

Como já dito, além de representar importantíssima função na saúde e bem-estar do animal, o bigode é uma região bastante sensível. Portanto, é estritamente recomendado que você não o corte em hipótese alguma. Isso fará com que o bichano fique estressado e desorientado, aumentando as chances de que ele sofra algum acidente sério.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais