O Gato Exotic Shorthair

Saiba tudo sobre o Exotic Shorthair!

O Exotic Shorthair, também conhecido como Exótico de Pelo Curto (ou somente Exótico), é uma raça de gatos das mais fofas e adoráveis que existem. Ótima opção para famílias, a personalidade desse bichano é o que há de mais próximo do conceito de “doméstico”.

Ficou curioso? Então continue lendo e conheça tudo sobre essa raça magnifíca!

Qual a origem do Exotic Shorthair?

O gato Exotic Shorthair surgiu na década de 1960, de forma um tanto acidental. Ela foi criada a partir da tentativa de alguns criadores de melhorar a aparência do American Shorthair introduzindo um gene de pelagem castanha no Persa.

Ao observar essa ninhada, Jane Martinke propôs que uma nova raça fosse criada, dando origem ao Exotic Shorthair. Inicialmente esperava-se apenas gatinhos prateados, mas logo foi aceito todas as cores de pelagem. Outros criadores optaram pelo uso do Burmese ou Russian Blue na criação da raça.

Seu desenvolvimento foi lento no início, pois criadores de Persas não queriam propagar a raça. A CFA (Cat Fanciers Association) reconheceu a raça em 1966, enquanto a F.I.Fe (Federação Internacional Felina) apenas em 1986.

Hoje, os padrões de raça do Persa e Exotic Shorthair são muito similares, com a exceção do comprimento do pelo. O Exotic Shorthair é uma das raças mais populares do Estados Unidos e Europa, e seu cruzamento atualmente só é permitido com os Persas.

Quais as características do gato Exotic Shorthair?

Como já colocado acima, não é à toa que o gato Exotic Shorthair é confundido com um Persa com pelagem curta. Seu tamanho é médio e costuma pesar entre 3 e 6,5 kg.

O corpo é proporcional e do tipo cobby, o que significa uma estrutura musculosa e óssea robustas. A cabeça é redonda e maciça, com crânio largo, bochechas cheias e focinho curto e redondo. O nariz é curto e largo com stop definido. 

As orelhas do Exotic Shorthair são inseridas afastadas, pequenas e não muito abertas na base, com as pontas arredondas e boa quantidade de pelos em seu interior.

Os olhos são grandes, doces e redondos, inseridos afastados e com coloração combinando com a pelagem. Os tons de dourado a cobre são os mais comuns. Os exemplares brancos e colourpoint apresentam olhos azuis e os de tonalidade chinchila ou Golden possuem olhos verdes.

Sua pelagem é curta, mas levemente mais longa quando comparada a outros gatos de pelo curto. É densa e com aparência de pelúcia, sendo permitidas todas as cores similares ao Persa.

As patas são curtas, geralmente com tufos entre os dedos dos pés. A cauda é curta, grossa e de apresentação baixa. Amadurecem tardiamente, por volta dos três anos de idade.

Qual a personalidade do gato Exotic Shorthair?

Esse é o principal motivo pelo qual o Exotic Shorthair é muito popular. Ainda que seja um pouco mais ativo que o Persa, ele é bastante sossegado no geral. Odeia ser deixado sozinho, já que costuma ser muito apegado ao tutor, de quem adora receber carinho.

Aceita a convivência com humanos e outros animais e crianças de forma bem tranquila. Pequenas coisas, como bolas de papel, atraem sua atenção e o distraem com facilidade.

É curioso e gosta de brincadeiras, seguindo os humanos por toda a casa. Não é uma raça muito comunicativa (mia pouco) e costuma também não aceitar muito o colo. A forma mais comum de demonstrar afeto é através de lambidas e ronronadas.

Saúde e cuidados com o Exotic Shorthair

O Exotic Shorthair é consideravelmente mais saudável que o persa no geral, apresentando poucos problemas específicos da raça. Ainda assim alguns exemplares da raça apresentam doenças oftalmológicas decorrentes da diminuição da sua face.

Exige pouca manutenção. Por possuir tendência a lacrimejar, os olhos do Exotic Shorthair devem ser limpos diariamente. A escovação para remover pelos mortos pode ser feita semanalmente, sendo mais simples do que da raça Persa.

A expectativa de vida do Exotic Shorthair é de 10 a 15 anos.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais