O Gato Janus

Saiba tudo sobre o Gato Janus!

Não é incomum que os gatos desenvolvam problemas de formação enquanto ainda estão a barriga da mãe. Entre as mutações mais frequentes podemos destacar a polidactilia (que consiste no fato de os gatos nascerem com 5 dedos nas patas), gatos nascendo com quatro orelhas, entre outras deformações genéticas.

Outra anomalia — essa mais rara que as citadas acima — que pode ocorrer nos bichanos é a Síndrome de Janus, ou somente Gato Janus. Nessa condição rara, os gatos nascem com duas faces, dando a impressão de que duas cabeças se uniram em uma só. Infelizmente o impacto dessa condição na saúde do animal é bastante grave.

Quer saber mais sobre o Gato Janus? O Amo Meu Gato conta para você!

O que é um Gato Janus?

Como colocado anteriormente, a principal característica de um Gato Janus é nascer com duas faces. Inclusive, a denominação científica para essa síndrome é diprosopia, do grego di, que significa “dois”, e prosopia, que faz menção à face.

Como característica visual, o rosto do gato deformado com a síndorme normalmente apresenta dois narizes, duas bocas e três olhos (sendo que o olho do meio costuma ser cego).

Embora a aparência seja de duas cabeças que se uniram em uma, o Gato Janus não possui dois cérebros. Os malefícios para a saúde do animal encontram-se em outros órgãos, esses sim, com possibilidade de nascerem duplicados. São os casos do coração e do esôfago.

O nome da síndrome remete ao deus romano Janus, conhecido por ter dois rostos: um voltado para o passado e outro para o futuro.

Origem da condição

A raridade da condição implica naturalmente em pouco conhecimento sobre o assunto. No entanto, acredita-se que a causa do Gato Janus tenha uma origem genética.

A principal hipótese levantada é que os filhotes que nascem com essa condição apresentem uma maior concentração de uma proteína chamada Sonic Hedgehog (SHH), justamente a responsável por formar o rosto do animal.

Outra linha de pensamento é de pesquisadores que acreditam que a gata que dá à luz crias com a síndrome pode ter sido influenciada por medicamentos ou mesmo pelo ambiente onde viveu.

Qual a expectativa de vida do Gato Janus?

A expectativa de vida do Gato Janus é muito baixa, infelizmente. O bichano com essa condição geralmente vive apenas poucos dias, muitos deles nem chegam a completar as primeiras 24 horas.

A razão por trás da morte precoce se encontra especialmente na duplicidade de órgãos fundamentais, incluindo dois esôfagos e dois corações, em determinados casos.

Essa deformidade implica em inúmeras dificuldades para o animal, entre elas problemas graves de respiração. Além disso, o fato de ter duas faces e, consequentemente, duas bocas, gera muita complicação na hora de o bichano se alimentar.

Existem casos de gatos com a Síndrome de Janus que viveram mais que alguns dias?

Apesar da baixíssima expectativa de vida, existem caso de Gato Janus que superam e muito a marca dos “dias”. Na verdade, superam até mesmo a marca dos anos!

O principal caso é do gato chamado Frank and Louie. O caso é tão raro que o animal ingressou no Livro dos Recordes (Guinness Book), em 2012, depois de ter vivido com a síndrome por incríveis 15 anos!

O gato cinza da raça Ragdoll nasceu em 1999 em Massachusetts, nos Estados Unidos, e morreu apenas em 2014 por conta de um câncer. Acredita-se que o fato de seus órgãos não terem sido duplicados e o seu esôfago apresentar uma boa estrutura tenham permitido ao animal viver por tanto tempo, já que ele conseguia se alimentar normalmente.

Outros exemplos de Gato Janus 

Existem outros exemplos de Gato Janus além de Frank and Louie ao redor do mundo. Em julho de 2022, um bichano afetado pela síndrome nasceu na Tailândia, mas sobreviveu por apenas três dias.

Poucos meses antes, em abril de 2022, nasceu em Oregon, nos Estados Unidos, um Gato Janus que foi chamado de Biscuits and Gravy. Mesmo com todo o esforço da família, que chegou a contratar um veterinário para acompanhar o caso, o bichano morreu após quatro dias de nascido.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais