O Gato Levkoy Ucraniano

Saiba tudo sobre essa raça do século 21!

Uma raça do século 21 e ainda não muito conhecida. Essa é a melhor forma de definir o Levkoy Ucraniano, raça formada a partir do cruzamento de um don sphynx com um scottish fold.

O Levkoy Ucraniano é tão pouco conhecido fora do seu local de origem que sequer recebeu o certificado das federações felinas internacionais.

Curioso para saber mais sobre essa nova raça? O Amo Meu Gato conta tudo para você!

A origem do Lekvoy Ucraniano

A história do Lekvoy Ucraniano, como o próprio nome sugere, começa na Ucrânia, em 2004. A raça é o resultado de uma experiência feita pela criadora de gatos Elena Birjukova, que decidiu cruzar um gato Don Sphynx com um Scottish Fold.

O “primeiro levkoy”, como foi nomeado, não poderia ser mais parecido com os pais: é um gatinho praticamente sem pelos, como o don sphynx, e com as orelhas dobradas para frente, como o scottish fold.

A raça ainda não é muito difundida mundo afora, estando presente basicamente na Rússia e Ucrânia. Em 2008, já havia mais de 200 gatos registrados somente nesses dois países.

Por conta de sua origem recente, o Levkoy Ucraniano ainda não é aceito como raça pelas principais organizações felinas, como a World Cat Federation (WCF) e The International Cat Association (TICA).

Quais as características do Levkoy Ucraniano?

O Levkoy Ucraniano é um gato de porte médio, que pode pesar entre 3,5 e 5 kg a fêmea e de 4 a 7 kg o macho. A altura costuma variar entre 20 e 25 centímetros.

Como dito anteriormente, as características mais marcantes do Levkoy Ucraniano são o seu corpo sem ou com muito pouco pelo, além de suas orelhas dobradas para frente.

Outras características dessa raça são:

  • As patas são musculosas, finas e longas;
  • O rabo é fino e esguio;
  • Tórax oval e largo;
  • Costuma apresentar musculatura bem definida;
  • A exemplo do Sphynx, possui numerosas rugas na cabeça e no corpo;
  • A face é angulosa, como uma cunha, e um tanto achatada;
  • Apresenta os ossos da bochecha proeminentes;
  • Os bigodes (ou vibrissas) são pequenos, ligeiramente ondulados ou encaracolados;
  • Os olhos são grandes, inclinados, em forma de amêndoa e de cor clara;
  • A cor da pele pode ser branca, marrom, preta ou cinza, e todos os padrões são aceitos;
  • As orelhas são grandes, largas e dobradas para frente.

Qual a personalidade do Levkoy Ucraniano?

O Levkoy Ucraniano é um gato alegre, sociável, afetuoso e, diferentemente da maioria das raças, é capaz de se adaptar muito bem às mudanças, sofrendo menos episódios de estresse.

Costumam se apegar muito ao tutor, seguindo-o pela casa sempre que podem. É natural imaginar, portanto, que gostam de companhia, não sendo recomendados para pessoas que passam muitas horas longe de casa.

É um gato muito curioso e inteligente, então prepare-se para muito aventura e exploração. Por conta dessa natureza muito ativa, o Levkoy deve ser bastante estimulado, seja com brinquedos ou interação do tutor.

Ele se dá muito bem com crianças e outros animais, então é uma boa ideia para ele viver com outros gatos ou cães, especialmente para que ele não se aborreça quando ficar sozinho.

A saúde do Levkoy Ucraniano

O Levkoy Ucraniano tem uma expectativa de vida entre 9 e 15 anos. Ainda que seja um felino forte, suas orelhas dobradas e sua pouca ou inexistente pelagem precisam de atenção especial.

A anatomia das orelhas dessa raça favorece o acúmulo de detritos e cera, o que aumenta as chances de proliferação e chegada de patógenos causadores de otite (inflamação no ouvido).

Por outro lado, a ausência de pelos também deve exige bastante cuidado, visto que há uma propensão para que ele desenvolva doenças dermatológicas e queimaduras.

Quais os cuidados com o Levkoy Ucraniano?

Como já vimos, a pele do Levkoy Ucraniano necessita de muito cuidado. Por conta da ausência de pelo, os felinos dessa raça estão sempre sob alto risco de queimaduras e danos causados por altas e baixas temperaturas.

Por esta razão, é essencial aplicar protetor solar para protegê-los dos raios UV durante o verão ou se estiverem sob a luz direta do sol. Além de queimá-los, podem também promover o aparecimento de doenças de pele ou tumores como o carcinoma espinocelular.

No inverno, a casa deve permanecer a uma temperatura ambiente. Caso isso não seja possível, é recomendado cobri-lo com cobertores ou mesmo roupas (contanto que não sejam desconfortáveis para o animal) para que ele fique aquecido.

A higiene deve ser feita com o uso de um pano ou lenço úmido para limpar a gordura que sua pele secreta naturalmente. Os olhos, dentes e ouvidos devem ser limpos com frequência para evitar infecções e inflamações.

A alimentação também deve receber um cuidado à parte. Isso porque o Levkoy Ucraniano possui um metabolismo muito acelerado, necessário para que a sua temperatura corporal se mantenha alta e compense a falta de pelos.

Portanto, é essencial uma alimentação que inclua todos os nutrientes necessários e nas proporções corretas, além de precisar de uma quantidade maior do que outras raças de médio porte.

O Levkoy Ucraniano necessita de bastante atividade, de modo que os tutores precisarão dar conta do gasto de energia com interações constantes, além de enriquecimento ambiental em casa, especialmente se ele ficar sozinho.

Também é recomendado que ele tenha pelo menos um poste de arranhar e uma caixa de areia com um tipo adequado de areia que não irrita sua pele delicada.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais