O que fazer em caso de mordida de gato?
Saiba o que fazer em caso de mordida de gato!
Os gatos são, em geral, animais muito carinhosos e apegados aos tutores, mas isso não exclui o lado temperamental e até certo ponto selvagem que os bichanos possuem.
É normal o felino dar uma mordidinha ou outra como brincadeira, no entanto, existem situações em que eles usam de força acima do normal, o que pode gerar lesões mais sérias e perfurações na pele.
Nesses casos, é preciso ter cuidado e atenção para que a ferida não se torne um problema ainda maior mais para frente. Mas o que deve ser feito em caso de mordida de gato? O Amo Meu Gato conta para você!
Índice de assuntos
Quais os perigos da mordida de gato?
Como já colocado acima, o gato mordendo nem sempre é um problema, já que muito desse comportamento pode ser inspirado por uma brincadeira ou manifestação de carinho do bichano (acredite, eles demonstram carinho dessa forma).
No entanto, isso começa a se tornar um problema quando as mordidas começam a vir com mais agressividade, muitas vezes cravando os dentes afiados na pele dos tutores.
O sinal de alerta então passa a ser ligado, já que a boca deles carrega uma série de bactérias e outros microrganismos que, durante a perfuração, acabam sendo depositados na região da lesão.
A tendência é que, caso não seja tratada adequadamente, a ferida se transforme em uma inflamação ou mesmo uma infecção a longo prazo. Se for o caso, será necessária uma avaliação médica para verificar a gravidade da lesão.
Os principais sintomas de infecção por mordida de gato são:
- Aspecto inflamado na região da mordida;
- Inchaço e vermelhidão;
- Dor no local;
- Dor de cabeça, em muitos casos;
- Febre;
- Calafrios.
O que fazer imediatamente após a mordida do gato?
Nesse caso, o que fazer ao receber uma mordida de gato? Se for uma mordida do tipo superficial, daquelas que não causa nenhum tipo de lesão ou ferimento, não existe motivo para preocupação, embora o tutor não possa incentivar esse tipo de comportamento no animal ou terá problemas mais tarde.
Por outro lado, caso a mordida gere algum tipo de lesão, é preciso proceder com alguns cuidados imediatos. A primeira coisa a se fazer é lavar muito bem a região com água e sabão, de modo a remover todas as impurezas e eliminar possíveis microrganismos que podem causar infecção.
Após lavar bem o local, é recomendado colocar uma gaze por cima da ferida e procurar atendimento em um hospital para receber um tratamento apropriado. Uma nova limpeza será feita no local, e o médico deverá passar alguns medicamentos para prevenir qualquer infecção no região acometida.
A situação irá necessitar de ainda mais cuidados caso o gato responsável pela mordida não seja vacinado. Nesse caso, além dos cuidados gerais no local da feira, também será necessário aplicar uma vacina antirrábica.
A raiva é uma doença muito perigosa, mais comum em animais que vivem nas ruas. Animais caseiros que não estão com a vacinação em dia também correm o risco de terem raiva e precisam ficar em observação.
Por que os gatos mordem?
Há vários motivos para os gatos morderem os tutores, como já observado. Esses motivos vão desde uma simples brincadeira até uma tentativa de demonstrar que aquele não é o melhor momento para uma interação.
Como dito anteriormente, o gatos também mordem para demonstrar carinho. Vale ressaltar, claro, que o peso das mordidas é diferente dependendo do humor do felino. As mais fortes geralmente se dão por medo, nervosismo e como uma tentativa de afastar contatos indesejados.
Como fazer o gato parar de morder?
A primeira coisa a se fazer para o gato parar de morder é não incentivá-lo a fazer isso. Mesmo que ele esteja dando mordidas leves e claramente como brincadeira, o tutor não deve dar muito espaço para esse tipo de comportamento, ou irá se tornar um hábito para o bichano.
Ou seja, ele entenderá que morder é uma arma que ele possui para chamar a atenção do tutor. Portanto, se você tem um gato filhote mordendo muito, é importante não permitir que ele cresça achando que morder é algo normal.
O que o tutor deve fazer é demonstrar que ele não aprova esse comportamento, seja através da fala, de gestos ou os dois. Em seguida, ele deve direcionar a atitude do animal para os acessórios certos.
Um brinquedo que ajuda bastante nessa mudança de atitude é o mordedor para gatos. Ele é feito de materiais resistentes e que não fazem mal para os bichanos, e servem exatamente para que eles possam morder à vontade.