O que fazer quando uma gata entra em trabalho de parto?

Saiba o que fazer quando a sua gatinha entre em trabalho de parto!

Dar à luz é um processo natural e instintivo para todos os animais, incluindo os gatos. Portanto, é de se imaginar que as futuras mamães felinas saberão exatamente o que fazer quando chegar a hora, não é mesmo?

Embora os instintos falem, de fato, mais alto, e elas tenham a situação sob controle, não faz mal algum dar uma mãozinha para que as coisas fiquem um pouco mais fáceis para ela.

Consultas regulares com um veterinário são sempre recomendadas para que o profissional acompanhe todo o processo de perto e monitore a saúde da gata e dos filhotes.

Quanto ao tutor, cabe procurar o máximo de informações a respeito do parto dos felinos e estar sempre preparado caso a gatinha necessite de ajuda. A mamãe provavelmente ficará mais agitada às vésperas do parto, além de apresentar também sinais físicos, incluindo as mamas inchadas e vermelhas. Falta de apetite também é bastante comum nesse período.

Mas o que fazer para ajudar a gata na hora do parto? Fique ligado porque o Amo Meu Gato conta tudo para você!

O que a gatinha prenha precisa nos momentos que antecedem o parto?

É claro que uma gatinha prestes a dar à luz é uma situação que requer bastante atenção e cuidado. Pensando no conforto da felina e até de seus filhotes, o tutor deve arranjar um espaço tranquilo onde ela possa ficar até que o processo tenha se encerrado.

O ideal é separar uma caixa e colocá-la em um local longe de barulhos, sem movimentação de pessoas e, de preferência, com pouca luz. Depois disso, forre a caixa com panos e toalhas limpas. Não utilize jornal, pois isso aumentará o risco de contaminação para a mãe e os recém-nascidos.

Leve a gatinha até o lugar e fique com ela até que esteja totalmente acomodada. Se ela não gostar do local ou ficar mais agitada, evite insistir e providencie outro lugar. Apenas leve a caixa para o local escolhido por ela.

O que fazer com a gata em trabalho de parto?

Uma vez a gatinha acomodada e confortável, o resto é basicamente com ela. Mantenha-se por perto para o caso de ela precisar de alguma ajuda, mas evite se envolver diretamente no processo.

Deixe-a à vontade e mantenha uma distância segura para ela. É importante que o tutor entenda que só deve intervir no parto caso seja uma situação de emergência. Caso contrário, irá gerar mais estresse no animal e atrapalhar bem mais que ajudar.

A preparação, aliás, se dá no período da gestação, juntamente com o veterinário. Se o acompanhamento for feito de maneira correta, não deve haver maiores problemas no momento do parto.

O processo é muito parecido com o que acontece com os humanos. Se a primeira parte do filhote vista for a cabeça, isso significa que ele está na posição correta. Os problemas no parto só irão acontecer caso o animal esteja invertido.

Os filhotes nascem envoltos por uma membrana transparente que será rasgada pela mãe. Em seguida, a gatinha irá morder o cordão umbilical e começar a lamber o gatinho. Não mexa nos filhotes ou na gatinha durante esse processo.

Quanto tempo costuma durar o parto de um gato e o que fazer após?

O parto geralmente dura entre 2 e 3 horas. Depois de encerrado, os filhotes devem ficar perto da mãe enquanto a nova mamãe descansa. Ela se sentirá mais relaxada se as crias estiverem junto dela.

Não limpe a caixa onde a gata teve crias nos primeiros 3 dias. O ideal é que a gata se sinta segura com seus filhotes para que depois os panos e toalhas sejam trocados.

Durante os dias após o parto, evite visitas em casa para evitar complicações e estresse aos animais. Também deixe a caixa de areia, pote de água e comedouro do gato por perto. 

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais