O que fazer se o meu gato tiver diarreia depois de tomar o vermífugo?

Descubra se é normal o seu gatinho ter diarreia depois do vermífugo!

O vermífugo é um dos principais cuidados que todo tutor deve ter para prevenir o bichano de ter problemas com vermes, tão comuns entre os felinos e animais em geral. Para que ele esteja sempre protegido, esse remédio será administrado em doses espaçadas durante praticamente toda a vida do animal.

Como todo medicamento, pode ser que o bichano sofra com alguns efeitos colaterais, sendo os mais comuns diarreias e vômitos. Mas será que é normal que o gato tenha diarreia depois de tomar o vermífugo?

Não se preocupe, porque o Amo Meu Gato esclarece tudo para você!

O que significa o gato ter diarreia depois tomar vermífugo?

Caso você perceba que o seu gatinho teve diarreia depois de tomar o vermífugo, não precisa se desesperar. Na verdade, essa é situação é mais comum do que você pode imaginar, especialmente no caso dos filhotes.

Como já colocado acima, o vermífugo é um medicamento, que, como tal, está sujeito a apresentar efeitos colaterais, levando em conta que alguns animais podem ser mais sensíveis aos compostos usados na fabricação do remédio.

Se o seu amigo peludo já estiver com alguma infestação de vermes, é provável que a diarreia seja ainda mais intensa, por conta do processo inflamatório causado pelo parasita.

Após a aplicação do vermífugo, os vermes morrem e precisam ser expelidos do corpo do animal, o que acontece através das fezes. Somente isso já seria suficiente para que o animal tivesse diarreia.

Portanto, não há motivo para preocupação. Qualquer quadro de diarreia ou mesmo vômito após a aplicação do vermífugo, na grande maioria dos casos, é um problema que passará rapidamente, sem que se faça necessário algum tipo de tratamento.

E qual situação deve ligar o sinal de alerta? Caso o tutor perceba sangue nas fezes do animal, significa que algo está errado e que um veterinário deve ser consultado para fazer um diagnóstico preciso do problema e aplicar o tratamento adequado.

Se o meu gato tiver diarreia, posso dar vermífugo?

Para deixar logo claro, não é recomendado dar remédio de verme caso o gato tenha diarreia. E existe uma explicação muito simples para isso: a diarreia é, de fato, um dos principais sinais de gato com verme, mas nem todo gato com diarreia está com verme.

Existem várias condições que podem gerar esse sintoma no animal, e uma investigação minuciosa deve ser feita antes que qualquer forma de tratamento seja administrada.

Por isso, não é recomendado dar remédio de verme para gato com diarreia sem saber se o animal está realmente com aquele problema. Medicar o bichano por conta própria também está fora de cogitação, ou pode acabar piorando o estado do animal.

Como dar vermífugo para o gato?

Gatos não gostam de tomar remédio, quem convive com os bichanos sabe exatamente como eles podem ser resistentes. No entanto, existem truques para facilitar o processo. Alguns deles são:

1) Colocar o remédio diretamente na boca do animal: enquanto uma pessoa segura o gato, uma outra deve dar o remédio. Basta segurar a boca dele com uma mão e colocar o comprimido no fundo da garganta com a outra. Depois, feche a boca do gato e massageie sua garganta para ele engolie. Tenha muito cuidado para não machucá-lo.

2) Usar um aplicador de comprimido para gatos: esse acessório pode ser muito útil quando a pessoa tem que dar o remédio sozinha. O aplicador parece uma seringa, com uma ponta de silicone acoplada na extremidade, que é onde o remédio vai ser inserido. Com ele, fica muito mais fácil colocar o remédio no fundo da garganta do animal.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais