O que significa a pupila dilatada do gato?

Saiba o que significa a pupila dilatada dos gatos!

Existe muita curiosidade em torno dos olhos e da visão dos gatos. Muitos talvez não saibam que eles enxergam muito bem no escuro, e isso está totalmente ligado às suas pupilas.

Quem conviveu com gatos provavelmente já reparou como elas costumam mudar de tamanho com bastante frequência. Em alguns momentos elas estão completamente dilatadas e redondas, enquanto em outros, parecem um simples traço no olho do animal.

Mas será que essas mudanças têm algum significado? O Amo Meu Gato explica tudo para você!

Qual o significado da pupila dilatada do gato no escuro?

Como colocado anteriormente, os gatos têm a capacidade de enxergar muito bem no escuro. Essa habilidade está totalmente ligada ao fato de as pupilas deles se dilatarem completamente, o que ajuda na captação de luz.

Essa é uma herança da vida selvagem dos felinos, quando precisavam se adaptar a condições adversas para sobreviver e manter aguçados seus instintos de caça.

Por conta da ameaça de predadores, os felinos selvagens eram animais noturnos que precisavam aproveitar a escuridão da noite para se alimentar e também se proteger.

Portanto, quando o gato está em um local com níveis de luminosidade baixos, as pupilas se expandem para captar melhor a luz e, consequentemente, os ajudam a enxergar melhor. O fenômeno da pupila do gato dilatada se chama midríase.

Em situação oposta, quando a luminosidade está bastante alta, a tendência é que a pupila dos bichanos fique bem estreita, como se fosse apenas uma linha ou feixe. O fenômeno da pupila dos gatos retraída se chama miose. Ainda existe um terceiro padrão, chamado de elíptico, que mantém a pupila parcialmente aberta.

Dessa forma, é possível observar as pupilas dos felinos em três padrões específicos:

  • Pupila vertical: está contraída para evitar a entrada excessiva de luz, caso contrário o animal não conseguiria enxergar;
  • Pupila elíptica: está parcialmente dilatada;
  • Pupila redonda: acontece quando a pupila do gato está totalmente dilatada, em espaços e horários de pouca luz.

As pupilas dilatadas ou retraídas revelam as emoções do animal

Além da luminosidade, outro motivo para a mudança nas pupilas do bichano são as sensações e emoções pelas quais ele está passando no momento, o que serve bastante para entender um pouco mais sobre o comportamento do seu amigo peludo.

Quando ele está muito empolgado, por exemplo, tenha certeza de que a pupila estará dilatada, embora medo e ansiedade também gerem a mesma expressão no animal.

Por outro lado, a pupila de gato fica retraída em momentos de tensão. Além disso, ela também ganha esse formato caso o pet esteja alerta a alguma situação ou perseguindo uma presa.

As principais causas emocionais para a mudança nas pupilas do animal são:

  • Excitação: quando o animal se encontra muito excitado e nervoso, durante uma brincadeira, por exemplo, é normal que esteja com as pupilas redondas ou elípticas. No entanto, a excitação nem sempre acontece por estímulos positivos, já que também pode ser produzida por estresse ou ansiedade;
  • Satisfação: quando está feliz, o gato também pode dilatar suas pupilas como um reflexo. Um exemplo pode ser quando colocamos comida em sua tigela;
  • Medo: esta situação ocorre quando o gato está bastante alerta, seja por medo ou temor, que pode ser produzido por uma mudança, barulho forte, uma situação, etc;
  • Agressividade: quando estão com os olhos fixos na presa e prontos para atacar, se observa uma atitude similar quando se sente ameaçado e pensa em se defender.

Gato com pupila dilatada por problemas de saúde

Apesar da pupila dilatada em gatos ser uma reação natural à luz e às emoções do animal, em determinados casos pode significar algum problema de saúde. Uma das doenças mais comuns associadas às pupilas dilatadas é o glaucoma. Com o tempo, o olho do gato se degenera, e o animal pode até mesmo perder a visão.

Portanto, caso a luz no ambiente esteja normal e o felino não está sob nenhum estímulo de excitação, estresse ou ansiedade, procure um veterinário para verificar como anda a saúde do animal.

As principais afecções e doenças associadas à dilatação das pupilas são:

  • Glaucoma;
  • Uveíte;
  • Insuficiência renal;
  • Hipoglicemia;
  • Vírus da leucemia felina (FelV);
  • Alguns tipos de câncer;
  • Envenenamento;
  • Traumatismo na cabeça;
  • Doenças ou lesões oculares;
  • Anisocoria.

Pupila de gato idoso costuma ficar mais dilatada 

Esse é um outro caso onde as pupilas ficam naturalmente mais dilatadas sem representar um problema específico. Os gatos idosos têm maior dificuldade para captar a luz, o que explica a pupila passar mais tempo dilatada.

Nesse caso, o olho dos felinos mais velhinhos passa a ficar expandido até mesmo durante o dia, pois é uma forma de melhorar a visão que vai diminuindo com o tempo.

As idas ao veterinário com mais frequência se fazem bastante necessárias nessa etapa da vida do animal. Portanto, procure ajuda profissional com regularidade para descobrir com antecedência caso o pet idoso comece a ter problemas mais sérios na visão.

Anisocoria em gatos

A anisocoria em gatos é a condição pela qual o animal apresenta uma pupila mais dilatada que a outra. Esse problema também pode ocorrer em outros animais e nos seres humanos.

Pode até ser comum em algumas situações, mas o sinal de alerta deve ser ligado quando a condição se torna permanente. Nesse caso, pode significar um sintoma de glaucoma, lesões no olho, alterações na retina, lesões no cérebro, derrame e, em alguns casos, tumor no gato.  Por isso, se reparar que cada pupila do gato está com tamanhos diferentes, é bom levá-lo ao veterinário para fazer exames.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais