Os mitos e verdades sobre o gato preto
Saiba sobre os mitos e verdades a respeito do gato preto!
Somente a visão de um gato preto já é o suficiente para causar um certo incômodo nas pessoas, já que esse bichano vem há muito tempo sendo alvo — injustamente, diga-se — de uma série de ideias de má sorte.
As crenças absurdas e errôneas a respeito dos gatos pretos faz com que esse animal marginalizado, abandonado e, muitas vezes, vítimas de maus tratos somente pela cor de seus pelos.
No entanto, o que muitos talvez não saibam é que eles são muito companheiros e super carinhosos — como os gatos, em geral —, sendo recomendado, inclusive, seu convívio em famílias com crianças.
Nesse artigo o Amo Meu Gato vem desfazer alguns mitos e contar algumas verdades a respeito desses felinos mais do que especiais. Confira!
Índice de assuntos
As principais características do gato preto
Embora existam diversos mitos a respeito da origem desses bichanos, um gato preto nada mais é do que um gato doméstico com melanismo, uma condição que leva ao acúmulo de melanina e confere a cor preta de sua pelagem.
Visando chamar a atenção para as qualidade deste animal e estimular a sua adoção — vale ressaltar que eles costumam ser menos adotados que exemplares de outras cores —, instituições internacionais de proteção aos animais definiram que no dia 27 de outubro comemora-se o Dia Internacional do Gato Preto.
Geneticamente falando, a coloração preta é decorrente de um gene recessivo responsável pelo melanismo nesses felinos, de modo que quaisquer colorações de suas pelagens são suprimidas e substituídas pela coloração negra.
Esse acúmulo de melanina altera também a coloração original dos olhos do animal, fazendo com que os gatos pretos quase sempre possuam olhos verdes, cobre ou amarelos. As características é comum tanto aos indivíduos do sexo masculino quanto do feminino.
Por conta de suas características evolutivas, os gatos pretos tendem a ser mais tolerantes a ambientes cheios de humanos, aceitando bem, inclusive, a presença de crianças.
Esses gatos também aceitam mais facilmente o convívio com outros animais, sendo também companhias ideais para casas com presença de outros pets.
Gato preto é diabólico: mito!
É claro que isso é um mito. A superstição do gato preto é muito antiga, mas, até hoje, algumas pessoas ainda acreditam que a cor dos pelos do bichano tem alguma coisa a ver com a personalidade deles.
Esse mito começou a se espalhar na Idade Média, quando a ideia da bruxaria estava era bastante popular. Com a ideia de que o bichano traz má sorte, não era difícil imaginar que toda bruxa teria um gato preto a tiracolo.
Por isso, até hoje, um dos personagens mais famosos do Halloween é o gato preto. É quase como uma figura criada pela mente das pessoas que ganhou vida e continuou a história.
Gato preto traz má sorte à família: mito!
A exemplo da história do gato diabólico, a Idade Média também criou a ideia de que o gato preto traz má sorte para a família que o adota. Pois pode adotar sem medo, porque esse é mais um mito absurdo!
Gato preto é mais resistente a doenças: verdade!
Embora possa parecer mentira, o gato preto realmente é mais resistente a alguns tipos de doenças que outros bichanos com pelos de outras cores. Há cientistas que acreditam, inclusive, que, justamente por esse pet ter alguns genes mais fortes, a cor dos pelos é mais escura. Aliás, existe evidência de que os gatos pretos possuem resistência ao HIV felino.
Gato preto é adotado menos que outros gatos: verdade!
Infelizmente, isso também é verdade. Em outros tempos seria um mito, mas hoje corresponde à realidade. Não à toa a criação do Dia do Gato Preto, já que era necessária uma conscientização a respeito da ideia de má sorte que está incrustada na cabeça de muitos.
Como dito anteriormente, a personalidade de um gato independe da cor de sua pelagem. Isso quer dizer que ele pode ser mais carinhoso, independente ou até brincalhão. O que irá definir isso é o próprio animal, pois não tem nada a ver com a cor dos pelos.
Todos os gatos pretos possuem uma única cor e olhos verdes: mito!
Outro mito. A maioria dos gatos pretos possuem essas características, claro, mas alguns deles, por exemplo, possuem parte da pelagem mais amarronzada, o que é perceptível olhando mais de perto.
Isso é influenciado pela quantidade de melanina e pela genética. Por isso, não se engane achando que todo gatinho preto possui as mesmas características. Eles são únicos, e é exatamente por isso que são tão especiais.
Gatos pretos causam epidemias: mito!
Enorme mito! E essa ideia cai na conta da “má sorte”. Existe a ideia de que, se você cruzar com um gato preto, você e sua família sofrerão com mortes por pragas, ideias que infelizmente vivem até hoje.
Se ele passar por você, é porque está indo a algum lugar. Se parou ao seu lado, gostou de você. Simples assim. Quando um animal é afetuoso, é sempre bom, afinal, dizem que é sinal de bom caráter, não é mesmo?
ONGs suspendem a adoção de gato preto em outubro: verdade e mito!
Nessa informação cabem as duas respostas. Temendo maus tratos, algumas ONGs e abrigos tendem a suspender a adoção em outubro. Porém, atualmente há estratégias mais proativas para o gato preto ser adotado o ano todo.
É claro que existe um cuidado extra para entender o lugar e a família que deseja ficar com os bichano. Assim, se você estiver pensando em adotar um gato preto, já fique sabendo dessa informação.
Agora que você já conhece os mitos e verdades a respeito dos gatos pretos, por que não adotar um agora mesmo? Sem dúvida eles merecem, pois são figuras muito especiais. E mais do que isso: eles precisam da sua ajuda!