10 mitos sobre gatos

Conheça 10 mitos sobre os felinos!

Alguns conceitos sobre gatos já estão enraizados no imaginário popular de grande parte das pessoas, especialmente aquelas que não convivem ou nunca conviveram com bichanos.

Não à toa existem tantos mitos sobre os felinos que ainda precisam ser derrubados. Diante disso, o Amo Meu Gato preparou uma matéria bem legal para você sobre alguns mitos sobre os felinos que já são populares na cabeça de muitas pessoas. Confira!

1) Gatos têm sete vidas

Esse mito, muito propagado por desenhos animados, principalmente, acabou se consolidando no imaginário popular. Mas o fato é que os gatos têm apenas uma vida — como qualquer outro ser vivo, inclusive —, que dura em média 15 anos, dependendo das circunstâncias.

Vale ressaltar que os gatos que vivem nas ruas têm uma expectativa de vida baixíssima por conta de diferentes fatores. Por isso é tão importante a adoção. Permitir que o um animal de rua tenha uma qualidade de vida melhor e por mais tempo não tem preço.

2) Gatos não gostam de água

Esse é outro dos mitos propagados há tanto tempo que virou uma verdade absoluta. Como não precisam tomar banho (e até pelos instintos selvagens que carregam há tanto tempo), é natural que gatos estranhem ficar com o corpo inteiro molhado, mas a verdade é que muitos deles até gostam!

Raças como Maine Coon e Angorá, inclusive, adoram se molhar embaixo de torneiras ou mesmo no vaso sanitário! Ou seja, gato não gostar de água é mais um mito espalhado por aí. Tudo se trata da personalidade do animal e do costume que ele carrega desde filhote, por exemplo.

3) Gatos não podem ser treinados

Embora o adestramento seja mais comum em cães, é um mito que os gatos não podem ser treinados. Essa ideia vem do pensamento de que eles são mais independentes, mas essa independência é muitas vezes confundida com rebeldia.

Claro que os gatos, por conta dessa personalidade mais independente, não acatam ordens como geralmente os cães fazem, mas com tempo e paciência, gatos podem sim ser adestrados!

Inclusive, o Amo Meu Gato tem uma matéria bem legal sobre como adestrar gatos que você acessa clicando bem aqui.

4) Gatos não gostam dos donos

Outro mito e um dos mais inverídicos, que acaba caindo também na conta da independência do gato. Quem convive com um gato sabe o quanto esses animais podem ser carinhosos e apegados aos tutores. Alguns desenvolvem até comportamentos possessivos, inclusive.

Portanto, dizer que os gatos não gostam dos donos é mais uma falácia propagada como verdade absoluta. Adote um bichano hoje mesmo e sinta na pele (literalmente!) a gratidão e companheirismo dos felinos!

5) Gatos sempre caem em pé

Essa afirmação é parte verdade, parte mito. É sim, verdade, que os felinos costumam cair em pé na grande maioria das vezes, já que as habilidades deles são incríveis para acertar o corpo no ar, durante a queda, e evitar que se machuquem.

No entanto, as distâncias que devem preocupar os tutores são justamente as mais curtas. Isso porque, quanto menor a distância, menor o tempo que o felino tem para reagir e cair em pé. Portanto, por mais que seja irônico, as pequenas quedas são as que mais podem provocar lesões nos bichanos.

6) Gatos adoram beber leite

Mais um mito propagado por filmes e desenhos animados e que é tido como verdade no mundo real. Gatos, como todo mamífero, têm no leite a base da alimentação quando ainda são recém-nascidos.

No entanto, passado o período de desmame, eles não só não tomam leite como podem desenvolver intolerância a esse alimento, chegando até mesmo a sofrer com sintomas como vômito e diarreia.

Portanto, nada de dar leite ou derivados para o seu amiguinho peludo!

7) Gato preto dá azar

Um mito enorme e cercado de tristeza, já que muitos gatinhos pretos costumam ser abandonados ou discriminados por conta das falsas ideias que giram em torno desse animal.

Não, gato preto não dá azar! Ao contrário, eles trazem é muito amor e carinho. E muitos deles ainda estão por aí esperando uma oportunidade de provar o quanto as pessoas se enganam a respeito deles.

8) Gatos são animais noturnos

Embora exista alguma verdade nessa afirmação, ela é essencialmente falsa. Na verdade, os felinos são animais de hábitos crepusculares, isto é, ficam mais ativos ao amanhecer e ao entardecer.

Claro que, por conta de seu passado selvagem, o instinto dos gatos é de caçar quando ainda está escuro, como forma de proteção para evitar encontros com possíveis predadores.

Contudo, o período de atividade é flexível e se adapta aos horários de atividade humana na casa. A verdade é que eles dormem bastante durante o dia (e à noite), de 13 a 20h diariamente, o que pode representar 70% da vida deles.

9) Gatos enxergam em preto e branco

Também é um mito que gatos enxergar em preto e branco. A verdade é que sim, eles são capazes de enxergar cores, embora não com a mesma precisão que os seres humanos. Isso porque os gatos possuem apenas duas células fotorreceptoras, enquanto os humanos, três.

Isso significa que nós podemos identificar tonalidades a partir de três cores principais: azul, verde e vermelho. Sendo capazes de distinguir apenas dois espectros, a visão dos gatos possui uma limitação de tons.

10) Grávidas não podem ter gatos

Mito. Mulheres em fase de gestação têm uma predisposição maior para contrair toxoplasmose, o que acaba caindo na conta dos bichanos. No entanto, especialistas afirmam que a chance de uma mulher grávida contrair toxoplasmose a partir de um gato é de apenas 1%.

Além disso, o gato tem que estar já bastante doente e na fase de eliminação do parasita. Caso o animal esteja com todas as vacinas, vermífugos e cuidados em dia, não há nada para se preocupar.

Bom, agora você já conheceu alguns dos mitos que acompanham os felinos todos os dias. Na verdade, grande parte deles seria derrubada somente com o convívio com os bichanos, coisa que todo mundo deveria fazer um dia.

Portanto, se você nunca conviveu com um gato, aproveite agora e adote um! Você certamente não irá se arrepender!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais