Leite para gato filhote

Saiba como oferecer leite para o gato filhote!

Cuidar de gatos recém-nascidos não é nenhum bicho de sete de cabeças, mas alguns cuidados são indispensáveis para que o filhote se desenvolva de forma saudável e segura.

Foi pensando nisso, inclusive, que o Amo Meu Gato já preparou uma matéria bem legal e completa no site com algumas dicas essenciais na hora de lidar com filhotes, matéria essa que você pode acessar clicando aqui.

Hoje nós vamos aprender as diferentes maneiras de alimentar um bichano filhote com leite. Vem com a gente!

Como cuidar de um gato recém-nascido?

No ciclo natural das coisas, um gato recém-nascido recebe tudo o que é necessário somente no contato com a mãe que, além de alimentá-lo, irá fornecer cuidado e conforto para que ele se desenvolva da melhor maneira possível.

Entretanto, existem situações onde os tutores precisam assumir as rédeas da situação e, nesse caso, alguns cuidados são indispensáveis para a saúde e bem-estar dos filhotes.

Os principais cuidados incluem:

  • Mantê-lo aquecido e confortável;
  • Ter os acessórios necessários;
  • Ter alguns esconderijos pela casa onde ele possa se sentir seguro;
  • Ajudá-lo a fazer xixi e cocô;
  • Alimentá-lo da forma adequada nas diferentes etapas.

Qual leite oferecer para um gato recém-nascido?

Quanto à alimentação, o ideal é que os gatos recém-nascidos recebam o leite materno nas primeiras semanas de vida. Como já é de conhecimento popular, esse alimento possui todos os nutrientes que os bichanos precisam para se desenvolver até que possam ingerir outros alimentos.

As gatas quando são mães produzem o chamado colostro, conhecido como o primeiro leite que a mãe produz para o filho. Além de ser rico em nutriente, esse leite é importante nas primeiras alimentações pois ele fornece os anticorpos (imunoglobulinas) que vão fortalecer sistema imunológico do filhote e preparar a defesa do seu organismo contra infecções.

A transição para outros alimentos geralmente começa a partir do segundo mês de vida. Nessa fase, é possível explorar outras fontes de alimentação, como sachês, papinhas ou a própria ração para gatos.

Como substituir o leite materno na falta da mãe?

Os cuidados da mãe são indispensáveis nos primeiros dias de vida do filhote, já que, ao amamentar, a gata cria e fortalece o vínculo afetivo com o filhote. Essa ligação vai influenciar diretamente no comportamento do gatinho no decorrer de sua vida.

Porém, muitos fatores podem impedir a mãe de amamentar o filhote de maneira adequada. Pode acontecer da gata não conseguir fazer essa conexão, seja por rejeição, saúde, morte pós parto ou por ter sido separada de sua ninhada.

Nesse caso, o tutor precisará encontrar soluções imediatas para substituir, da melhor maneira possível, o tão precioso leite que a mãe oferece. As principais formas de fazer isso são:

Encontrar uma gata que tenha dado à luz recentemente

Como já vimos, a melhor opção para um gatinho filhote é, sem dúvida alguma, a presença da mãe. Esse contato é de extrema importância para o bom desenvolvimento e o bem-estar do animal.

Pensando nisso, a primeira alternativa a ser considerada quando a mãe não está presente por qualquer motivo é emular essa presença da melhor maneira possível.

O tutor, nesse caso, deve procurar uma gatinha que tenha dado à luz recentemente para que ela possa “adotar” o filhote que não tem a mãe por perto. Ela serviria como uma “ama de leite”, ou seja, ela quem alimentaria o animal com o leite materno, ainda que ele não seja filho dela.

A melhor forma de encontrar alguma gatinha que possa servir para essa finalidade é entrando em contato com ONG’s ou abrigos de animais perto de você, já que é bem possível que eles tenha animais em condições de amamentar.

Leite artificial para gato filhote

Uma segunda alternativa para alimentar um gato recém-nascido caso ele não possa ser alimentado pela mãe ou por uma ama de leite felina é o leite artificial, também conhecido como leite sucedâneo. Ele pode ser adquirido em qualquer pet shop perto de você.

É importante destacar que qualquer receita de leite artificial deve ser prescrita por um veterinário, pois é esse profissional quem saberá indicar a dosagem e o preparo necessários para que o filhote fique bem alimentado.

Outro ponto importante é enfatizar que o leite comum que consumimos, de vaca, não pode ser dado para os filhotes em hipótese alguma. Ele pode causar diarreias e outros desconfortos no bichano.

O leite artificial para gatos é uma opção feita sob medida para suprir as necessidades nutricionais do filhote. É pode agir como um substituto do leite materno, oferecendo os nutrientes e vitaminas necessários para o desenvolvimento saudável do animal.

Normalmente é muito fácil de preparar, bastando diluir um pó em água fria ou morna. A quantidade, como já posto, deve ser consultada com um veterinário. Em geral, os filhotes consomem até 30 ml de leite artificial, de três em três horas, ou seja, quatro vezes ao dia.

Muitos tutores optam por aplicar o leite diretamente na boca do animal fazendo uso de uma seringa, porém é mais saudável que isso seja feito com uma mamadeira, pois costuma ser pequena e com medidores na parte externa para ilustrar a quantidade. Além disso, elas possuem pequeno furo no bico para incentivar a sucção do gato filhote, o que emula a alimentação diretamente na mama da mãe.

A forma certa de como alimentar um gato filhote com o leite é bem simples, mas deve ser cuidadosa. É recomendado que o leite artificial seja preparado conforme orientação do fabricante, além de ser oferecido em temperatura entre 37°C e 39°C.

Em hipótese alguma aperte a mamadeira, pois o próprio bichano já está sugando o líquido. Ao perceber que o filhote pode se engasgar, pare e volte a oferecer quando ele se recuperar. Isso evita o afogamento, que pode levá-lo à morte.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais